Iniciativa com entrada franca aquece para a próxima edição, confirmada para o mês de setembro, e exibe parte do que está sendo preparado
Um mergulho na produção criativa traz uma oficina de vivências teatrais que fará parte do encerramento da 31ª edição do Porto Alegre em Cena e servirá para que o público vislumbre como será uma das atrações da próxima edição, que tem realização confirmada para o mês de setembro. Dia 10 de maio, das 14h às 19h, a Sala da Música do Multipalco Eva Sopher recebe estudantes, artistas e tecnicos de todas as áreas para uma imersão criativa com Paula de Renor, Celso Curi e Monina Bonelli. A entrada é franca pelo formulário.
Teatro e comunidade em residência para a celebração. O Reside é uma ativação comunitária através do teatro, que toma como território um quarteirão e arredores e reúne artistas e vizinhos para cocriar projetos cênicos. Lares, ruas, bares e praças se transformam em espaços de apresentações de diferentes expressões cênicas, e o bairro, um cenário a percorrer.
Paula de Renor, uma produtora cultural de Recife, com uma visão ousada, sempre sonhou em realizar um festival inovador. A inspiração surgiu quando ela conheceu o trabalho do Teatro Bombón e o conceito de “teatro vecinal” (teatro de vizinhança) da artista argentina Monina Bonelli. Com essa nova perspectiva, Paula uniu forças com Bonelli e o curador Celso Curi para dar vida ao Reside Amaro, um projeto que leva o teatro para o coração do bairro de Santo Amaro, no Recife. Agora será a vez de Porto Alegre viver o seu Reside, uma proposta que transforma a comunidade no centro pulsante da experiência teatral, promovendo uma colaboração íntima entre artistas e moradores locais para criar performances autênticas e envolventes.
“Essa edição do festival retoma algumas das tradições mais potentes do Porto Alegre em Cena: a troca com artistas e o intercâmbio com outros lugares. Eu assisti ao Reside, convidado pelo festival, e tem muita relação conosco, ainda mais com Curi e Renor, parceiros de longa data. A gente quer muito ver o resultado disso por aqui. Que venha a 32ª edição!”, celebra Luciano Alabarse, Coordenador Geral do Porto Alegre em Cena.
A oficina de vivências teatrais ocorre na mesma semana das últimas apresentações do espetáculo “Onde está Cassandra?”, no Rio de Janeiro. Este ano, em uma iniciativa pioneira e importante de valorização da arte produzida no Rio Grande do Sul, o festival exibiu também “Caio do Céu”, “A mulher que queria ser Micheliny Verunschk” e “Idade é um Sentimento” em São Paulo e Rio de Janeiro.
O 31° Porto Alegre em Cena – Festival Internacional de Artes Cênicas conta com o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Gestão cultural da Primeira Fila Produções e realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e do Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.