Isenção de visto para China amplia oportunidades para turismo e agências gaúchas se preparam para aumento na demanda

Isenção de visto para China amplia oportunidades para turismo e agências gaúchas se preparam para aumento na demanda

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ABAV-RS reforça a importância do planejamento com agências especializadas para garantir uma experiência segura e inesquecível no país asiático

Desde o dia 1º de junho, cidadãos brasileiros com passaporte comum podem entrar na China sem a necessidade de visto para estadias de até 30 dias. A medida é válida até 31 de maio de 2026 e se aplica a viagens de turismo, negócios, intercâmbio, visita a parentes ou trânsito, desde que não envolvam atividades remuneradas.

A nova política de isenção visa fortalecer os laços com países sul-americanos e promete facilitar o intercâmbio entre China e Brasil. Para o setor de turismo, a medida pode impulsionar o fluxo de viajantes interessados em conhecer a cultura milenar chinesa, suas inovações tecnológicas e ampliar relações comerciais.

Agências filiadas à Associação Brasileira de Agências de Viagens do RS (ABAV-RS) , que já operam com roteiros para a China, identificaram o bom momento para estimular as viagens ao destino. Algumas apontam que a procura já aumentou desde o anúncio da isenção. É o caso da Dial Tour, cuja diretora, Iolanda Klaic , relata: “Recebemos novas consultas no mesmo dia do anúncio! E muitas pessoas que antes deixavam a viagem para depois estão dizendo ‘agora vai!’. A burocracia era uma das barreiras que deixava o viajante em dúvida. Com o fim da exigência do visto, a China entrou oficialmente na lista dos sonhos viáveis.”

Para Ilse Maria Zimmermann, sócia da IMZ Turismo , que há anos organiza roteiros para o destino, o planejamento continua sendo essencial: “Mesmo sem a barreira burocrática do visto, é recomendável que quem deseja viajar à China procure uma agência honesta e com conhecimento das características daquele país, como sua logística, opções gastronômicas, hospedagem e alternativas de comunicação, já que existem restrições a alguns aplicativos e sites.”

Já Ana Rita Wosiack Teixeira, diretora da Art Travel, reforça que o visto nunca foi um impeditivo para os clientes da agência, que buscam cultura, história, gastronomia e experiências autênticas: “É importante considerar a barreira de idioma, as diferenças culturais, a necessidade de um bom planejamento e o suporte local. Também é relevante lembrar das restrições de acesso a alguns aplicativos e sites.”

O que conhecer na China: de atrativos clássicos a vivências diferenciadas

Os gaúchos que viajam à China têm perfis variados, desde exploradores culturais a viajantes corporativos, e costumam visitar cidades como Pequim, Xian, Guilin, Xangai e Hong Kong, combinando pontos turísticos clássicos, deslocamentos práticos (como o trem-bala) e vivências culturais. Entre as experiências diferenciadas em roteiros personalizados estão aulas de tai chi, cerimônias do chá, passeios sob lanternas e visitas a templos budistas.

A China é um destino vasto, com uma diversidade cultural e geográfica que encanta desde o curioso até o executivo em busca de novas oportunidades. Para quem nunca esteve no país, agências especializadas recomendam começar pelos pontos turísticos mais tradicionais:

Pequim

A Grande Muralha da China;
Cidade Proibida;
Praça da Paz Celestial;
Templo do Céu;
Ninho do Pássaro e Cubo d’Água (parque olímpico);
Gastronomia local com destaque para o famoso pato laqueado.
Xian

Museu dos Guerreiros de Terracota;
Ponto de partida da Rota da Seda;
Vida noturna animada com danças tradicionais nas praças.
Guilin

Caverna da Flauta de Cana;
Montanhas cársticas e navegação pelo Rio Li;
Lago Shanhu e os pagodes gêmeos do Sol e da Lua;
Experiências como passeio de barco sob lanternas e visita a vilarejos tradicionais.
Xangai

Skyline futurista e o contraste entre a arquitetura colonial;
Passeio noturno pelo Rio Huangpu para admirar as luzes da cidade;
Visitas a jardins clássicos chineses e templos budistas.
Chengdu

Centro de preservação dos pandas gigantes;
Templos, sítios arqueológicos, arquitetura tradicional, lojas de artesanato, comidas típicas e apresentações culturais.
Hong Kong

Mistura de modernidade e tradição cantonesa;
Mirantes, gastronomia premiada e arranha-céus imponentes;
Big Buddha (Tian Tan Buddha) e Templo Man Mo;
Mercados Noturnos e bairro Mong Kok.

Na hora de planejar uma viagem à China

Apesar da dispensa de visto, o planejamento de uma viagem à China exige atenção e conhecimento, principalmente pelas diferenças culturais, logísticas e tecnológicas do país. A ABAV-RS recomenda o suporte profissional para garantir a segurança, atenção aos detalhes e o aproveitamento máximo da experiência.

Entre os principais pontos de atenção destacados por agências associadas da ABAV-RS em uma viagem à China, estão:

Planejamento antecipado – a China é um destino extenso, com muitas possibilidades. Para aproveitar bem o tempo e evitar deslocamentos cansativos, é fundamental montar um roteiro personalizado com antecedência;

Idioma e comunicação – o idioma é uma barreira importante e o acesso à internet é restrito. Plataformas como Google, WhatsApp e redes sociais ocidentais não funcionam no país sem VPN, o que pode dificultar a comunicação;

Suporte local – contar com guias locais experientes, que falem português ou espanhol, faz toda a diferença na experiência;

Hospedagem e alimentação – conhecer as opções com antecedência ajuda a evitar surpresas com hábitos alimentares e tipos de acomodação;

Seguro viagem completo – essencial, especialmente em um país com normas de saúde e atendimento diferentes das ocidentais;

Passaporte e passagem – a Embaixada da China no Brasil recomenda passaporte com validade mínima de seis meses e comprovante de saída (passagem de retorno ou para terceiro destino).

 

Sobre a ABAV-RS

A Associação Brasileira de Agências de Viagens do RS (ABAV-RS) possui 199 empresas associadas, de diversas partes do Estado. A atuação no Rio Grande do Sul iniciou em 17 de julho de 1961 em defesa dos direitos dos profissionais do setor. Representa e fortalece os agentes de viagens gaúchos, atuando com foco na capacitação, na defesa dos seus interesses e na promoção do turismo como vetor de desenvolvimento econômico.

Está vinculada à ABAV Nacional, que é a maior entidade sem fins lucrativos do país representando os interesses dos Agentes de Viagens. Com quase 70 anos de atividades no Brasil, desde 1953 reúne aproximadamente 2,2 mil agências de turismo espalhadas por todo o território nacional.

Mais informações em https://www.abavrs.com.br/.