A WimBelemDon recebeu quatro carretas contendo os quatro contêineres com 12 metros de comprimento, vindos de Itajaí (SC) para a construção da biblioteca comunitária que será construída na Praça Carlos Santa Helena. Um grande guindaste da empresa Darcy Pacheco fará a operação de descarregar os equipamentos e colocá-los no local das obras.
A biblioteca está sendo erguida no ano em que o WimBelemDon completa 25 anos dedicados à transformação social de jovens moradores do extremo Sul de Porto Alegre. Em uma área total de 110 metros quadrados o espaço contará com uma biblioteca com capacidade de abrigar até 6.500 livros, banheiros acessíveis, deck e depósito.
O projeto é fruto de uma parceria com o Instituto JAMA, responsável pelo investimento na construção do espaço. O WimBelemDon é responsável pela aquisição de mobiliário e equipamentos e após a inauguração, prevista para o começo do segundo semestre deste ano, fará a administração da área. Além do empréstimo de livros e equipamentos esportivos, serão ofertadas no local oficinas culturais e esportivas. O projeto prevê futuramente uma ampliação com a construção de um mini-auditório.
O novo espaço pretende receber a comunidade do entorno, que chega a 15 mil pessoas, nas suas atividades e programações e também vai estar aberta à visitação de escolas públicas da região, que são 10 e atendem cerca de 4.600 alunos. O propósito da biblioteca é oportunizar a inclusão de todos os interessados na sua utilização, além de proporcionar uma possibilidade de extensão para a educação pública.
Sobre o WimBelemDon
O Projeto tem como principal missão promover a TRANSFORMAÇÃO SOCIAL de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no extremo sul de Porto Alegre. Tendo no tênis o seu principal chamariz e fator de retenção dos jovens, a ONG trabalha com o DESENVOLVIMENTO INTEGRAL de seus educandos oferecendo, diariamente, uma série de atividades e oficinas pedagógicas, esportivas, culturais e socioemocionais. Todo o trabalho é desenvolvido com uma equipe multidisciplinar que tem como grande diferencial o olhar humanizado e de respeito aos limites de cada educando, estimulando suas potencialidades e incentivando-os a serem protagonistas de suas próprias histórias, multiplicando bons valores e inspirando a comunidade à sua volta. Em 2025 o WimBelemDon tem como seus mantenedores: B3, Lactalis, Timac Agro, John Deere, Mercado Livre e Simpress. Para conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pela ONG, acesse o site wimbelemdon.com.br ou nos siga nas redes sociais através do @wimbelemdon.