Municípios gaúchos manifestam profunda preocupação com o agravamento da relação entre Brasil e Estados Unidos

Municípios gaúchos manifestam profunda preocupação com o agravamento da relação entre Brasil e Estados Unidos

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

A política é, antes de tudo, a arte do diálogo, da construção de consensos e da defesa intransigente do interesse público. Quando eleitos pelo voto popular, assumimos a responsabilidade de garantir direitos e promover políticas públicas que assegurem dignidade a cada cidadão — independentemente de partido, ideologia, fé ou origem. A avaliação consta de um manifesto divulgado pela Granpal na manhã desta segunda-feira, 21, sobre a crise envolvendo Brasil e EUA.

 

Conforme a nota, “os prefeitos  manifestam profunda preocupação com o agravamento da relação entre Brasil e Estados Unidos, após o anúncio do presidente Donald Trump de impor uma taxação de 50% sobre produtos brasileiros”.

 

Os municípios da Granpal respondem por 35% do Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul na produção, exportação, inovação e trabalho. “Uma medida dessa magnitude ameaça empregos, investimentos e a arrecadação local — colocando em risco nossa capacidade de seguir entregando serviços públicos à população”, diz o manifesto.

 

Diversos e importantes setores que compõem a economia do estado estão em risco podendo ter um impacto de quase R$ 2 bilhões. Neste cenário se destacam o setor coureiro-calçadista, o de máquinas e autopeças, a metalurgia, a produção de madeira, papel e celulose, tabaco, frutas e móveis. “Não aceitaremos calados. Não nos omitiremos. Defendemos o Brasil. Defendemos os brasileiros. E, neste momento, isso significa agir com firmeza e responsabilidade”, diz a nota da Granpal.

 

Os prefeitos da Região Metropolitana apontam firmeza para exigir que os interesses do país estejam acima de disputas ideológicas ou vaidades diplomáticas. Além disso, citam responsabilidade, para buscar saídas por meio do diálogo, da diplomacia e da construção de consensos. “O Brasil precisa de união. Não há espaço para divisões internas quando nossos trabalhadores, empresas e cidades estão sob ataque. A Granpal está pronta para somar forças com outras entidades, governos e lideranças comprometidas com a soberania nacional e com a proteção da economia local”, sinaliza o documento.

 

A associação apela à bancada federal gaúcha para que atue com discernimento e construa saídas que valorizem as conquistas que a política desenvolvimentista já garantiu ao país e, ao mesmo tempo, com o sentimento de nacionalismo e patriotismo. “Atuemos com coragem, com equilíbrio — e, acima de tudo, com compromisso com o povo brasileiro”, encerra a nota.