Iniciativa faz parte do “Infância em Construção” lançado pela Prefeitura e SMED na última quinta-feira
A Alma Mater, organização comprometida com a primeira infância e a saúde materno-infantil, está promovendo uma iniciativa que tem como foco a reconstrução de escolas afetadas pelas enchentes de 2024. Nomeado como Projeto Aurora, proporcionará a ampliação de unidades de educação infantil em Porto Alegre, visando estender o acesso e a qualidade do atendimento às crianças da cidade, e faz parte do “Infância em Construção”, lançado pela Prefeitura de Porto Alegre e Secretaria Municipal de Educação (SMED), na última quinta-feira, 31 de julho. Na imagem em destaque – Sandra Moscovich (Representando o Instituto Ling), Leonardo Pascoal (Secretário Municipal de Educação), Fernanda Etchepare (Presidente da Alma Mater) e Silvana Rodrigues (Presidente do Conselho Consultivo da Alma Mater) – créditos João Vitor Neves
O Projeto Aurora foi criado em resposta à tragédia climática de 2024, quando escolas de educação infantil foram parcial ou totalmente atingidas pelas enchentes, e já revitalizou três escolas, uma na região das Ilhas e outras duas no Bairro Humaitá, beneficiando diretamente 320 crianças. A instituição recebeu um aporte significativo do Reconstrói RS, iniciativa do Instituto Ling em conjunto com a Federasul e Instituto Cultural Floresta para dar continuidade às ações, e o patrocínio da Construtora Beralv – o que fez com que projeto ganhasse força com um plano estruturado, que abrange a reconstrução e qualificação da infraestrutura escolar.
O objetivo é melhorar e ampliar as escolas, conseguindo assim, aumentar a oferta de vagas no município de Porto Alegre, diminuindo a demanda reprimida. Os recursos recebidos irão para área de infraestrutura do Projeto Aurora (que também tem a frente de Capacitação). Três escolas, totalmente gratuitas para a população, administradas pela Associação Comunitária de cada região e parcerizadas com a SMED, passarão por melhorias: Favo de Mel, Brincando e Aprendendo e Vila União. As intervenções incluem reformas estruturais, modernização de ambientes e ampliação da capacidade de atendimento, com a criação de 361 novas vagas para crianças de 0 a 6 anos.
Sobre as escolas que serão reformadas:
- A Favo de Mel, localizada no Bairro Sarandi, passará por uma reforma e ampliação que permitirá a abertura de 112 novas vagas para a primeira infância; para a isso, a Alma Mater adquiriu o terreno ao lado da escola, viabilizando os investimentos necessários em infraestrutura e crescimento da Escola.
- A escola Brincando e Aprendendo, no bairro Navegantes, será toda refeita para dar uma nova estrutura para a escola, contemplando uma ampliação que possibilitará a criação de 151 novas vagas. Além disso, irá ser revitalizada a Praça da Comunidade e a Quadra Esportiva, que lindeira a escola.
- Já a Escola Vila União, no Sarandi, será reformada e ampliada, com isso há a previsão de 98 novas vagas para a comunidade, atendendo a crescente demanda da região.
O Projeto Aurora – Infraestrutura, prevê um fluxo completo de reestruturação escolar, passando por análise técnica, elaboração de projetos arquitetônicos e complementares, legalização, execução da obra e entrega final com envolvimento comunitário. Fernanda Etchepare, Presidente da Alma Mater, alega que tudo nasceu do compromisso em promover o acesso equitativo, de qualidade à educação infantil e tem como meta a criação de 1.000 novas vagas na Educação Infantil, ampliando ainda mais 7 escolas e parcerizadas com a SMED. “O apoio do Fundo Reconstrói RS, da sociedade civil e da Secretaria Municipal de Educação junto à Prefeitura, é fundamental para levar segurança e oportunidade às famílias em situação de vulnerabilidade — especialmente às mães que precisam de um espaço seguro e acolhedor para o desenvolvimento integral de seus filhos”, destaca Etchepare.
Sobre a Alma Mater
A Alma Mater é uma rede de apoio a maternidade e primeira infância, que atua através de projetos de saúde e educação. Criada em 2006, a Associação vinha mantendo projetos com foco na saúde de bebês e mamães. Com o passar dos anos, ampliou seu campo de atuação, estendendo seu trabalho a outras instituições da rede pública de saúde (SUS) em Porto Alegre.
Em 2024, diante dos impactos causados pelas enchentes de maio, a Instituição expandiu seu compromisso com a primeira infância também para o campo da educação. Atuou diretamente em escolas afetadas, promovendo reformas emergenciais e fornecendo materiais pedagógicos para garantir o retorno às atividades escolares com segurança e qualidade. A Associação faz parte do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, possuindo cadeira ativa na Comissão de Políticas Públicas e Comissão de Finanças, tem estabelecido Termos de Parceria via Funcriança e Emendas Parlamentares. Também é beneficiada pelo programa Nota Fiscal Gaúcha e Troco Amigo Panvel. Já beneficiou mais de 4 mil famílias durante seu tempo de atuação.
Para mais informações, parcerias ou apoio institucional:
[email protected]
Instagram: @almamaterbrasil