Universos inaugura no dia 3 de setembro no bairro Três Figueiras, com proposta que une cultura e gastronomia
Uma combinação entre, livros, arte, café e os mais variados rótulos de vinho e champanhe está prestes a ser inaugurada em Porto Alegre. A Universos, localizada na Alameda Eduardo Guimarães, 100, no bairro Três Figueiras, abre suas portas no dia 3 de setembro. O espaço foi criado por Rosi DÁgostin para inspirar conversas, conhecimento, encontros e descobertas.
Instalada em uma casa totalmente reformada, com projeto assinado pela arquiteta Ana Freitas, do escritório ADI Arquitetura, a Universos surge como um espaço inédito com cerca de 500 m². Mais do que um ponto de venda de livros ou um local para tomar café, vinho, apreciar uma exposição, ela nasce da vontade de criar um refúgio urbano onde o tempo tenha outro ritmo. Para o espaço, foi desenvolvida uma circulação fluida e intuitiva entre seus diferentes usos. A casa é distribuída em três pavimentos: livraria, adega para vinhos, café (com área externa coberta e interna), áreas administrativas, de serviços e estacionamento.
O projeto, segundo Ana Freitas, traz o conceito do universo como ponto de partida, com sua imensidão, movimento e diversidade. “Partimos da premissa de um local onde múltiplas atividades possam coexistir. Para transmitir esse conceito através da arquitetura, projetamos espaços amplos e mobiliário pensado para proporcionar conforto ao visitante, convidando-o a apreciar não apenas os produtos, mas também o espaço como um todo. Mais do que vender livros e vinhos, a proposta foi criar uma experiência completa, em que a arquitetura, estética e funcionalidade inspirem e envolvam o público”, explica a arquiteta.
Um dos destaques da Universos é a adega cuidadosamente desenvolvida pelo curador e estrategista Michael Waller, que reúne rótulos nacionais e internacionais de vinhos e champanhes, escolhidos com o mesmo olhar que guia a curadoria literária e artística da casa. A proposta é convidar o cliente a descobrir novos sabores e rótulos, valorizando vinhos de maior expressão, sem deixar de oferecer opções acessíveis. Em evidência está um portfólio diverso de champanhes, selecionados para oferecer uma experiência sensorial única. Dos exemplares mais frescos e delicados às safras raras e complexas, a seleção convida à apreciação de diferentes terroirs e histórias.
O espaço abrirá as portas para a arte com uma exposição de fotografias de Elisabeth Guarnier, uma psicanalista apaixonada por viagens e fotografia. A exposição reúne 16 fotografias que revelam diferentes ângulos e nuances de Veneza, cidade histórica e milenar da Itália. Através do olhar sensível e apurado de Elisabeth, os visitantes irão mergulhar numa viagem visual e sensorial através dos canais, pontes e fachadas da charmosa cidade italiana
Como surgiu
Inspirada por livrarias icônicas ao redor do mundo e pelas experiências vividas em suas viagens pela Europa ainda na juventude, Rosi encontrou o ponto de partida para a Universos em uma lembrança afetiva. “Eu adorava um café que funcionava na garagem de um casal francês perto da escola. Me sentia em casa ali. Aquele acolhimento me marcou profundamente e me fez pensar: e se eu criasse algo assim?”, relembra. Próximo ao local, havia também uma pequena livraria, e a combinação desses dois espaços permaneceu viva em sua memória. Com o passar do tempo se somou a lembrança do aprendizado com a mãe e o irmão do prazer em apreciar um vinho. Anos depois, a idealização da Universos ganhou forma ao visitar a livraria Gibert em Paris. No seu negócio, Rosi decidiu dar aos livros o papel central, destacando sua importância cada vez maior em um tempo onde precisa coexistir com o digital.
O vinho entra como um ponto forte: um portfólio desenvolvido com diversidade e qualidade por Waller, que fala sobre a importância de criar ambientes que sejam também experiências. “A proposta é oferecer um espaço onde a diversidade e a qualidade convivem com o acolhimento e a beleza, em uma atmosfera intimista e convidativa. A grande diferença da Universos, a meu ver, é conectar vinho e arte dentro de um modelo de livraria + café”, sintetiza Michael.
Essa conexão se estende também à programação cultural, que incluirá exposições, lançamentos de livros, degustações, masterclasses, palestras e encontros voltados a pequenos grupos e comunidades de interesse, como médicos, advogados, profissionais da psicologia, jornalismo, literatura, entre outros.
Funcionamento e cardápio
A cafeteria ficará a cargo do Chef João Pedro, da Jean Pierre – pâtisserie et boulangerie. Que, após 40 anos de experiência na área de alimentação no Brasil e exterior, idealizou em Porto Alegre um modelo de padaria europeia com produtos originários de diversos países e inovações próprias. O cardápio da casa será formado por pratos leves, saladas, sopas e lanches práticos, preparados de forma rápida, com foco em sabor e ingredientes frescos.
Assim como nas estantes de livros e prateleiras de rótulos, o cuidado estará presente em cada detalhe do que é servido. A Universos chega para ocupar uma lacuna no cenário cultural e gastronômico da cidade. “Nosso símbolo é o infinito, porque acreditamos nessas conexões sem fim entre mundos, sensações, ideias, saberes e pessoas. Tudo aqui foi pensado para despertar curiosidade, conhecimento, acolher e inspirar”, completa Rosi.
O funcionamento inicial do local será de segunda a sábado, das 9h30 às 19h30, sendo que o café abrirá mais cedo, às 7h30, com acesso lateral — pensado especialmente para o público que deseja iniciar o dia com tranquilidade e qualidade.
SERVIÇO – Livraria Universos
Data de abertura: 03 de setembro de 2025
Funcionamento: De segunda-feira a sábado
Horário: Das 9h30 às 19h30
Horário cafeteria: das 7h30 às 19h30 (com acesso pela lateral)
Endereço: Alameda Eduardo Guimarães, 100 – Bairro Três Figueiras, Porto Alegre, RS
Mais informações: @universos_digital