A Prefeitura Municipal de Guaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta quarta-feira, dia 27 de agosto, o ato de início da construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Ipê, localizada na Avenida Ismael Chaves.
A obra, que tem previsão de entrega para 2026, representa um investimento de R$2,45 milhões, viabilizados por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A nova UBS contará com duas equipes de Estratégia de Saúde da Família, compostas por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentista, recepcionista e profissional de higienização, garantindo atendimento integral à população.
Cada equipe terá capacidade para atender cerca de 3 mil pessoas em território definido, alcançando um total de 6 mil moradores beneficiados com a inauguração da UBS Ipê.
O espaço oferecerá atendimentos médicos e de enfermagem, acompanhamento de gestantes, crianças, adultos e idosos, além de serviços de saúde da mulher, curativos, retirada de pontos, administração de medicamentos, vacinação, visitas domiciliares, consultas odontológicas e outros procedimentos de atenção básica.
O prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, destacou a importância do investimento. “Estamos dando mais um passo fundamental para garantir uma saúde pública de qualidade. A nova UBS Ipê vai atender milhares de pessoas e proporcionar mais dignidade e bem-estar para a nossa comunidade.”
A vice-prefeita Claudinha Jardim ressaltou o impacto social da obra. “Investir na saúde é investir nas pessoas. Essa unidade vai aproximar ainda mais os serviços da população, garantindo acesso rápido, humanizado e eficiente, especialmente para as famílias que mais precisam.”
Ecossistema de inovação do município
Outra novidade anunciada pela prefeitura de Guaíba é o desenvolvimento de um ecossistema local sólido e sustentável, capaz de atrair startups, estimular a inovação em empresas já estabelecidas e gerar novas oportunidades para a população. Este foi o principal objetivo da cidade de Guaíba com o lançamento da primeira edição do CONECTA INOVAÇÃO, um evento que reuniu representantes do governo, iniciativa privada, universidades e sociedade civil com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação de Guaíba e consolidar um ambiente favorável ao empreendedorismo e à tecnologia.
A programação contou com a presença de grandes empresas e lideranças empresariais, que compartilharam suas visões sobre inovação, futuro do trabalho e transformação econômica. Entre os destaques, o Inova RS, programa estadual voltado ao desenvolvimento de ecossistemas locais de inovação estiveram representantes da CMPC, Aeromot, TKE, Global Electronics, PUC Angels RS, Badesul, ULBRATECH e GOVSYS, além de líderes do setor público e especialistas em inovação.
O evento também abriu espaço para o pitch de startups locais, reconhecendo e premiando soluções inovadoras que podem contribuir para o desenvolvimento econômico e social do município. Conforme o prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, o evento teve como perspectiva de transformar realidades e trazer benefícios concretos para a cidade, se utilizando da diversificação econômica para reduzir dependências setoriais, além de atrair investimentos e startups, tornando o município mais competitivo e atrativo.
“Isso permitirá a geração de empregos qualificados, fortalecendo a retenção de talentos, melhoria da qualidade de vida, com soluções inovadoras aplicadas em saúde, educação, mobilidade e sustentabilidade. A proposta é criar um ambiente vibrante, colaborativo e inovador, em que empresas, universidades, governo e sociedade civil atuem juntos para construir o futuro da cidade”, comenta Maranata.