A Prefeitura de Esteio entregou a modernização da Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, que fica junto à Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900). O Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Brayon Marques, lançou o projeto “Biblioteca na Palma da Mão”, iniciativa inédita no Estado do Rio Grande do Sul, que permitirá à população o empréstimo de leitores digitais (Kindle).
Ao todo, serão 10 dispositivos que estarão disponíveis para empréstimo, oferecendo aos esteienses a oportunidade de acessar centenas de títulos em um único aparelho, de forma gratuita, prática e inovadora. “Estamos ampliando o acesso ao conhecimento e mostrando que Esteio pode ser referência em inovação cultural. Queremos que cada vez mais esteienses tenham a leitura ao alcance das mãos”, destaca o prefeito da cidade, Felipe Costella.
Além disso, o serviço disponível será gratuito e aberto à comunidade, mediante alguns requisitos básicos, como idade mínima de 18 anos, cadastro ativo na biblioteca (mínimo de três meses) e assinatura de termo de responsabilidade. O empréstimo terá prazo inicial de 10 dias, renovável por até três vezes, caso não haja lista de espera. Em caso de dano ou extravio do equipamento, o usuário será responsável pela reposição do dispositivo.
O projeto surge com a proposta de inserir Esteio em um movimento global de incentivo à leitura por meio da tecnologia, e a modernização da Biblioteca Municipal complementa essa iniciativa, oferecendo um espaço mais acolhedor, atualizado e preparado para receber a comunidade.
Crédito: Divulgação