Casa de Cultura Mario Quintana comemora 35 anos com intensa programação e novos projetos

Casa de Cultura Mario Quintana comemora 35 anos com intensa programação e novos projetos

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Símbolo histórico, turístico e cultural do Estado, a instituição passa por uma série de melhorias estruturais, revitalização e criação de novos espaços, consolidando-se como um espaço cultural que acolhe diferentes linguagens artísticas e um público diverso

Símbolo arquitetônico, histórico, cultural e turístico da capital gaúcha, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) completa 35 anos de existência no próximo dia 25 de setembro. Hoje, a instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) consolida-se como uma das mais importantes do Brasil, caracterizando-se como um centro cultural que abrange diferentes formas de expressão artística e acolhendo os mais diversos públicos. A CCMQ também é referência na preservação do patrimônio e da memória, no fomento à produção artística local e na educação e formação cultural acessível, proporcionando encontro e transformação para todos que a frequentam. Por isso, “Viva a casa de todas as culturas” é o mote da campanha de aniversário, que será veiculada a partir do dia 17 de setembro, em canais de TV e rádio, e em outras mídias como outdoors digitais.

A celebração ainda inclui uma intensa programação comemorativa e totalmente gratuita durante a semana de aniversário da casa, de 23 a 28 de setembro. A agenda especial tem espetáculos, shows musicais, visita guiada teatralizada pelo espaço cultural, exposições, oficinas educativas e um Sarau Sinalizante, que vai reunir, no dia 26, cinco artistas surdos para uma apresentação de dança, teatro, poesia, humor e DJ em Libras, com interpretação para o português. O encerramento, no domingo (28), será com uma grande festa na Travessa dos Cataventos, comandada pela Imperadores do Samba, das 19h às 20h30. Maior escola de samba de Porto Alegre, com 22 títulos conquistados e atual campeã do Carnaval, em 2022 a Imperadores foi campeã com o samba enredo “Um espetáculo entre os palcos da cidade que homenageia os 250 anos da Capital”, em que exaltou lugares de relevância cultural da cidade, como a Casa de Cultura Mario Quintana. Toda a programação dos 35 anos da CCMQ tem entrada franca e pode ser acessada no site ccmq.com.br.

As comemorações também celebram a resistência e o momento atual da casa, que se reergueu após ter sido duramente afetada pela enchente de maio de 2024 ‒ com alagamento do pavimento térreo chegando até 1,5m de altura, e muitos estragos, que fizeram com que o espaço cultural ficasse fechado por 101 dias. Desde sua reabertura, em 14 de agosto de 2024, a instituição vem acompanhando o crescimento de seu público, que chega a mais de 30 mil visitantes ao mês, ultrapassando a marca de 360 mil ao ano, entre grupos escolares, turistas, artistas e comunidade em geral.

A CCMQ ainda vem realizando uma série de melhorias estruturais, como a revitalização e ampliação da Biblioteca Erico Verissimo e seu acervo, que serão apresentados ao público no dia 23 de setembro; o restauro do Teatro Bruno Kiefer, previsto para ser finalizado ainda neste ano, além da recente inauguração da Sala Paulo Moreira, vinculada ao Instituto Estadual de Música (IEM). Outras melhorias estão previstas para este semestre, como a readequação do Laboratório Odilon Lopez, do Instituto Estadual de Cinema (IECine), e o lançamento do estúdio de gravação musical na Sala Irmãos Moritz, em parceria com o Instituto Estadual de Música (IEM). Ambos deverão ser disponibilizados para utilização nos próximos meses, mediante reservas e editais.

A instituição também segue investindo na ampliação das possibilidades de ocupação e experimentação, com as chamadas abertas do Espaço Vitrine + RS Criativo (para empreendedores da economia criativa) e do Espaço Marilene Bertoncheli (para exposições de artes visuais), que estão com inscrições abertas, fomentando a economia criativa e a produção artística gaúcha. Em 30 de julho deste ano, data de aniversário de Mario Quintana, foi ainda lançada a primeira edição do projeto Ocupação Literária, para o qual nove escritores foram selecionados para usufruir de um espaço coletivo de trabalho na CCMQ para experimentação e diálogo sobre seus trabalhos literários em andamento, além de participarem de diferentes formações na área e outras atividades.

Segundo Adriana Sperandir, diretora da CCMQ, “a casa vive um momento de grande efervescência e intensa atividade, contemplando todas as linguagens artísticas em ações tanto de fruição quanto de formação, pensando nos mais diversos públicos que acolhemos aqui. Toda essa intensa vida cultural só é possível graças aos recursos do Estado, por meio da Sedac, e dos patrocinadores dos nossos projetos. É fundamental seguirmos firmando novas parcerias para garantir que essa agenda esteja em constante renovação e qualificação”.

Recentemente, a instituição conquistou o patrocínio da Petrobras para o biênio de agosto de 2025 a agosto de 2027. Aliado aos patrocínios já existentes, o aporte vai proporcionar a ampliação da programação e a continuidade das melhorias estruturais. Além da Petrobras, a CCMQ conta com patrocínio direto do Banrisul; patrocínio prata da Hyundai, Paraflu e Lojas Renner; apoio de Tintas Renner, Banco Topázio, iSend e Senior Sistemas; e realização do Ministério da Cultura – Governo Federal – Do lado do povo brasileiro. Nas palavras de Sperandir, “é a soma de todos esses parceiros que torna a casa o espaço cultural mais lembrado – e querido – da população gaúcha, sendo reconhecida por seus mais diversos públicos como uma instituição relevante, acolhedora e inclusiva”.

SERVIÇO

Casa de Cultura Mario Quintana | 35 anos

Programação especial de aniversário – de 23 a 28 de setembro
Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre – Rio Grande do Sul
Horário de visitação: de terça a domingo, das 10h às 20h
Entrada franca
Acesse a programação completa no site www.ccmq.com.br