A atividade convida a uma conversa sobre a história da lã no Rio Grande do Sul, destacando sua importância econômica e cultural para o Estado. Haverá show de Maria Luiza Benitez
O Rancho Tabacaray volta a ser palco, neste domingo (21), de uma programação que une conhecimento, gastronomia e música dentro do Piquete El Topador 2025. A atração da vez é a oficina “Lã, Cor e Memória”, conduzida pela Fios da Fazenda, de São Pedro do Sul, empresa que há quase 20 anos se dedica ao tingimento artesanal de lã natural.
O público poderá acompanhar a partir das 11h o processo de transformação da fibra e aprender sobre raças ovinas. Além do aprendizado prático, a atividade convida a uma conversa sobre a história da lã no Rio Grande do Sul, destacando sua importância econômica e cultural para o Estado.
Depois do aprendizado, o fogo de chão assume o protagonismo, com costelões e cortes nobres servidos em ilhas gastronômicas. A trilha sonora vem de Maria Luiza Benitez, nome histórico do nativismo e referência da música latino-americana. A artista sobe ao palco às 12h30, trazendo repertório que atravessa fronteiras e reforça a conexão entre o local e o universal.
O evento acontece das 11h às 16h, com ingressos a R$ 230 disponíveis pelo Sympla https://www.sympla.com.br/produtor/eltopador
Fios da Fazenda
Fios da Fazenda é uma empresa especializada em fios de lã natural tingidos à mão para crochê, tricô e bordado. Com quase 20 anos de experiência, a empresa utiliza lã 100% natural proveniente de ovelhas criadas de forma sustentável, oferecendo produtos como lãs Merino e Corriedale, além de acessórios para trabalhos manuais. Os fios são conhecidos por seu toque artesanal único e a empresa também oferece um sabão líquido para lavagem delicada de peças de fibras naturais.