De terça a domingo (23 a 28 de setembro), a instituição vai oferecer espetáculos, shows musicais, exposições, oficinas educativas e visita guiada teatralizada, encerrando com uma grande festa comandada pela Imperadores do Samba
Na semana em que completa 35 anos de atividades, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) promove uma intensa programação multicultural e totalmente gratuita, destinada a todos os públicos. A instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), que se transformou ao longo das décadas em um símbolo arquitetônico, histórico, cultural e turístico da capital gaúcha, realizará 11 atividades comemorativas de terça a domingo (23 a 28 de setembro), ocupando os diferentes espaços da casa com espetáculos, visita guiada teatralizada, oficinas educativas, exposições e shows musicais. A agenda completa está disponível no site www.ccmq.com.br e nas redes sociais, em @ccmarioquintana.
Terça-feira: inauguração da ampliação da Biblioteca Erico Verissimo e Seminário
Um dos destaques da programação especial acontece na terça-feira (23), com a inauguração da ampliação da Biblioteca Erico Verissimo. O espaço, que já contava com um conjunto de 13 mil publicações literárias e de artes visuais, teve seu acervo ampliado e seu espaço físico expandido, com uma nova área de leitura e pesquisa, que contempla a reocupação da Sala Romeu Grimaldi como uma extensão da biblioteca. A abertura, às 18h, contará com apresentação do Sarau Livre, com declamação de poesia, microfone aberto e música.
Também na terça, se estendendo até quinta-feira (23 a 25), a casa receberá o Seminário Internacional Arte, Cultura e Educação no cuidado às existências para fomentar debates e ações para o enfrentamento das mudanças climáticas e o cuidado das existências, com encontros das 9h às 18h.
Quinta-feira: Cabine de fotos e Projeto Comunica
Na quinta-feira (25), data exata do aniversário de 35 anos, o público poderá aproveitar uma cabine de fotos gratuita para registrar sua passagem pela CCMQ, das 13h às 19h. No mesmo dia, às 19h, o centro cultural sediará o encerramento do Projeto Comunica – sequência de oficinas práticas voltadas à produção cultural e à comunicação, realizado por Nonada Jornalismo. Na ocasião, haverá a exibição do vídeo da campanha de 35 anos da instituição e do documentário Mel, Dendê e Palavra: As escrevivências de Fátima Farias, realizado no decorrer do Projeto, além de distribuição gratuita da revista produzida pelos alunos.
Sexta-feira: Sarau Sinalizante
Depois, na sexta-feira (26), a atração será o Sarau Sinalizante, que vai reunir cinco artistas surdos para uma apresentação de dança, teatro, poesia, humor e DJ em Libras, com interpretação para o português. O encontro, na Travessa Rua dos Cataventos, terá participação de Everton Luis Cardoso (dança), Rodrigo Pereira (poesia), Lucas Bourscheid e Lipsen (teatro e mestres de cerimônia), Itacir do Carmo (humor) e a DJ Lenny Vibe – Elen.
Fim de semana: Maratona de atividades e encerramento com a Imperadores do Samba
O sábado (27) contará com cinco atividades – a maior parte delas simultâneas. Das 11h às 18h, acontece a Festa da Leitura, evento assinado pelo Clube dos Editores do RS, que conta com sessões de contação de histórias, oficinas criativas, bate-papos com autores e outras atividades gratuitas para todas as idades, além de uma feira de livros na Travessa. Já as crianças podem participar da oficina A Minha Casa de Cultura, que convida os pequenos a imaginarem e construírem o espaço cultural dos seus sonhos, utilizando técnicas de desenho, recorte e colagem, às 14h, na Sala Sapato Florido.
Uma das atividades de destaque do dia é a mediação teatralizada Lugar das Lembranças, que ocorre das 15h30 às 19h, convidando o público a percorrer a CCMQ em busca de seus espaços de memória, numa trajetória guiada pela poesia de Mario Quintana, conectando diferentes ambientes da casa às lembranças e histórias compartilhadas pelos participantes. Às 17h, haverá show do grupo musical Bando Gramelô na Travessa dos Cataventos, apresentando seu primeiro single, Mejuja (Joga na panela e mexe), canção que celebra a mistura cultural e linguística, inspirada nas raízes fronteiriças entre Brasil e Uruguai.
O encerramento, no domingo (28), será com uma grande festa na Travessa Rua dos Cataventos, comandada pela Imperadores do Samba, das 19h às 20h30. Maior escola de samba de Porto Alegre, com 22 títulos conquistados e atual campeã do Carnaval, em 2022 a Imperadores levou o troféu com o samba enredo “Um espetáculo entre os palcos da cidade que homenageia os 250 anos da Capital”, em que exaltou lugares de relevância cultural da cidade, como a Casa de Cultura Mario Quintana.
Faça seu desejo
Durante toda a semana, das 10h às 20h, os visitantes ainda vão poder interagir com a instalação educativa Faça seu desejo, que reúne uma série de áudios curtos com os votos de feliz aniversário enviados pelos públicos para a casa. Todos os dias, até cinco depoimentos serão incluídos na instalação.
Os 35 anos da CCMQ
As comemorações também celebram a resistência e o momento atual da casa, que se reergueu após ter sido duramente afetada pela enchente de maio de 2024, fazendo com que o espaço cultural ficasse fechado por 101 dias. Desde sua reabertura, em 14 de agosto de 2024, a instituição vem acompanhando o crescimento de seu público, que chega a mais de 30 mil visitantes ao mês, ultrapassando a marca de 360 mil ao ano, entre grupos escolares, turistas, artistas e comunidade em geral.
Hoje, a CCMQ consolida-se como uma das mais importantes instituições culturais do Brasil, caracterizando-se como um centro que abrange diferentes formas de expressão artística e acolhendo os mais diversos públicos. A CCMQ também é referência na preservação do patrimônio e da memória, no fomento à produção artística local e na educação e formação cultural acessível, proporcionando encontro e transformação para todos que a frequentam.
O plano bianual da CCMQ é financiado pela Lei Rouanet e apresentado pela Petrobras, e conta com patrocínio direto do Banrisul; patrocínio prata da Hyundai, Paraflu e Lojas Renner; apoio de Tintas Renner, Banco Topázio, iSend e Senior Sistemas; e realização do Ministério da Cultura – Governo Federal – Do lado do povo brasileiro.
A Casa é uma instituição da Secretaria da Cultura (Sedac). Inaugurada, oficialmente, em 25 de setembro de 1990, comemora os 35 anos de sua existência como espaço cultural e simbólico da capital e do Estado. O local é voltado ao cinema, à música, às artes visuais e cênicas, à literatura, à realização de oficinas e cursos. Também oferece visitas mediadas, produção e distribuição de materiais pedagógicos e eventos ligados a todas as formas de arte.
Projetado pelo arquiteto alemão Theodor Wiederspahn, o edifício sede da CCMQ foi originalmente construído para ser o Hotel Majestic, a partir de 1916. Em 1983, o prédio foi arrolado como patrimônio histórico. A obra de transformação física do hotel para Casa de Cultura desenvolveu-se de 1987 a 1990, com projeto assinado pelos arquitetos Flávio Kiefer e Joel Gorski.
Serviço
Casa de Cultura Mario Quintana | 35 anos
Programação especial de aniversário – de 23 a 28 de setembro
Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre – Rio Grande do Sul
Horário de visitação: de terça a domingo, das 10h às 20h
Entrada franca
A programação completa está disponível no site www.ccmq.com.br e nas redes sociais em em @ccmarioquintana
Até dia 28/09 – Faça seu desejo – Instalação educativa, das 10h às 20h, no 3º andar da Ala Oeste
Dias 23, 24 e 25/09 – Seminário Internacional Arte, Cultura e Educação no cuidado às existências, das 9h às 18h, em diversos espaços da CCMQ
Dia 23/09 – Inauguração da ampliação da Biblioteca Erico Verissimo, às 18h, na Sala Romeu Grimaldi
Dia 25/09 – Cabine de Fotos – 35 anos da CCMQ, das 13h às 19h, na Recepção da Ala Leste
Dia 25/09 – Projeto Comunica: Potencializando culturais locais, às 19h, na Travessa Rua dos Cataventos
Dia 26/09 – Sarau Sinalizante, das 19h às 21h, na Travessa Rua dos Cataventos (em caso de chuva, será transferido para o Teatro Carlos Carvalho)
Dia 27/09 – Festa da Leitura, das 11h às 18h, em diversos espaços da CCMQ
Dia 27/09 – A minha Casa de Cultura – oficina para crianças, das 14h às 15h, na Sala Sapato Florido
Dia 27/09 – Lugar das lembranças – Mediação teatralizada, das 15h30 às 19h, partindo da Recepção da Ala Oeste
Dia 27/09 – Bando Gramelô – lançamento do single Mejuja, das 17h às 18h30, na Travessa Rua dos Cataventos (em caso de chuva, será transferido para o Teatro Carlos Carvalho)
Dia 28/09 – CCMQ recebe Imperadores do Samba, das 19h às 20h30, na Travessa Rua dos Cataventos (confirmado mesmo com chuva – haverá um toldo de proteção)