Mesas de debates irão abordar a integração de pessoas com deficiência nas escolas, nas salas de exibição e na produção audiovisual com bate-papos que terão a participação de cineastas, especialistas e professores da UFRGS e PUCRS
Como a inclusão de pessoas com deficiência se dá na escola, na tela das salas de exibição e nos bastidores das produções dos filmes? Esse será o tema do seminário Cinema & Inclusão Dentro e Fora da Tela, que será realizado no dia 1º de novembro, sábado, das 14h às 18h, na sala 511 da Faculdade de Educação da UFRGS (Av. Paulo Gama, s/nº — Farroupilha, Porto Alegre – RS). A atividade contará com especialistas e professores da UFRGS e PUCRS. As inscrições gratuitas podem ser feitas pela internet (https://forms.gle/zHe1eTwphnCryvwGA).
Estão programadas duas meses de debates. A primeira, intitulada As possibilidades da inclusão dentro e fora da tela irá começar às 14h e terá a participação dos professores Karla Wunder (PUCRS) e Francisco dos Santos Jr. (Doutorando PPGIE — UFRGS), que trabalham com o tema da inclusão escolar, que refletem sobre o papel do cinema como espaço de promoção da inclusão tanto nas narrativas cinematográficas quanto na participação de pessoas com deficiência nas produções. O bate-papo também irá propor uma reflexão sobre o cinema como ferramenta pedagógica nas Salas de Integração e Recursos (SIR) da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Já na segunda mesa, Inclusão e protagonismo no audiovisual, está prevista para às 16h30min. Os cineastas Tiago Rubert e Jonatas Rubert e o professor Evandro Alves (FACED — UFRGS) vão abordar mais especificamente a participação de pessoas com deficiência nas produções audiovisuais, tanto no mercado cinematográfico como no contexto escolar.
A iniciativa integra o último módulo da edição especial do Vagalume – Laboratório de Estudos em Audiovisual e Educação, promovido pelo Programa de Alfabetização Audiovisual.
>> O PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO AUDIOVISUAL
Desde 2008, o Programa de Alfabetização Audiovisual busca qualificar as relações entre cinema e educação, desenvolvendo atividades de exibição de filmes a estudantes e professores, ações de formação docente, além de assessorias a escolas, publicação de livros, seminários, oficinas e workshops.
A iniciativa é uma ação realizada em uma parceria entre a Cinemateca Capitólio — Prefeitura Municipal de Porto Alegre e a Faculdade de Educação — Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O Laboratório Vagalume – edição especial é realizado conjuntamente com a Associação de Amigos e Amigas da Cinemateca Capitólio (AAMICCA) e conta com o financiamento da Lei Aldir Blanc.
>> PROGRAMAÇÃO:
QUANDO: 1º/11, sábado.
14h – Mesa de debate: As possibilidades da inclusão dentro e fora da tela, com Karla Wunder (PUCRS) e Francisco Dutra dos Santos Jr.
(Doutorando PPGIE – UFRGS), com mediação de Liliane Giordani (FACED/UFRGS).
16h30 – Mesa de debate: Inclusão e protagonismo no audiovisual, com Jonatas Rubert, Tiago Rubert e Evandro Alves (FACED – UFRGS),
com mediação de Vitor Queiroz (PPGAS/UFRGS).
ONDE: Sala 511 da Faculdade de Educação da UFRGS (Av. Paulo Gama, s/nº — Farroupilha, Porto Alegre – RS)
QUANTO: gratuito
INSCRIÇÕES ON-LINE: https://forms.gle/zHe1eTwphnCryvwGA



