Produção narra a trajetória do evento que atravessa gerações e faz parte da memória afetiva dos gaúchos
A ATL TV lança em 2025 o primeiro episódio do documentário “Planeta Atlântida: 30 Verões Criando Memórias”, que conta a trajetória de um dos festivais mais longevos do Brasil ao longo das últimas três décadas. A série especial chega com exclusividade ao canal do YouTube da Atlântida.
Realização do Grupo RBS e da DC Set Group, o festival foi criado em 1996 para comemorar o aniversário de 20 anos da rádio Atlântida e atravessa décadas reunindo milhares de pessoas em torno da música e de experiências. Em quatro episódios de aproximadamente 30 minutos cada, a série documental revisita momentos históricos que ajudam a explicar como o evento virou parte do calendário cultural do Rio Grande do Sul.
Os relatos são feitos a partir de entrevistas com profissionais da RBS, da DC Set Group, equipes de produção que acompanham os bastidores do Planeta desde as primeiras edições, artistas que marcaram o festival ao longo dos anos como Armandinho, Rogério Flausino e Paulinho Fonseca, da Jota Quest, Samuel Rosa, Teto e Lucas Silveira, da Fresno, e planetários que cresceram com o festival.
— O documentário, muito além de um registro histórico das três décadas do festival, foi pensado para retratar sua essência a partir do fio condutor que é a relação das pessoas, as conexões que se formaram tramadas pela música, pelos sentimentos. É um presente para o público, um agradecimento aos artistas e a todos que construíram o Planeta nos últimos 30 anos. É uma honra fazer parte dessa trajetória. Me emocionei a cada capítulo e a cada relato, vendo o festival amadurecer junto com todos nós, ao passar dos anos. Espero que desperte em todos os melhores sentimentos e prepare os corações para viver a grande festa de celebração dos 30 anos, em 30 e 31 de janeiro, na Saba, em Atlântida — destaca a diretora-executiva de Marketing e Entretenimento do Grupo RBS e head do Planeta Atlântida, Caroline Torma.
O projeto, produzido integralmente pelo Núcleo Audiovisual do Entretenimento e Técnica do Grupo RBS, é uma realização conjunta com a DC Set Group e envolveu diferentes equipes que passaram por Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais para registrar os depoimentos que conectam passado, presente e futuro do festival.
Ao todo, foram gravadas cerca de 25 horas de entrevistas, complementadas por dezenas de materiais de arquivo que ampliam a narrativa e o mergulho histórico. Entre os destaques, está a memória de shows emblemáticos, como os de Mamonas Assassinas, Rita Lee e Tim Maia, além de curiosidades, como o perrengue da primeira edição que exigiu uma drenagem de última hora em função de fortes chuvas.
Em 2026, o Planeta Atlântida completa 30 anos e vai agitar o litoral norte gaúcho nos dias 30 e 31 de janeiro. Anitta, Alok, Matuê, Jota Quest e João Gomes são algumas das atrações confirmadas. Os ingressos estão disponíveis no site planetaatlantida.com.br e nas lojas Renner credenciadas.
FICHA TÉCNICA DO DOCUMENTÁRIO
REALIZAÇÃO
GRUPO RBS E DC SET GROUP
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Myla Jardim
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO
Vanessa Ferrão
EQUIPE TÉCNICA
DIREÇÃO, PRODUÇÃO E ROTEIRO
João Boeira
ROTEIRO
Clara Moraes e Guilherme Carlotto
ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO
Julia Bicca
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
Guilherme Carlotto
CÂMERA
Bruno Victorino e Tainara Peres
MONTAGEM E FINALIZAÇÃO
Clara Moraes, edt.
ASSISTENTE DE MONTAGEM
Vini Felix
COLORIZAÇÃO E VFX
Luis Simioni
SOM
Fernando Bósio
ELÉTRICA
Vitor Romano e Maicon Ocacio
ASSISTÊNCIA ELÉTRICA
Thiago Fagundes e Paulo Renato Cruz
ASSISTÊNCIA ELÉTRICA
Gabriel Rampanelli, Carlinhos Silva e Pedro Pupo
TRANSPORTE
Marcos Paulo e Thomaz Edson
MAQUIAGEM
Lidiane Magalhães e Marianela Sarmiento
FOTO STILL
Bruno Victorino e Julia Bicca
COMUNICAÇÃO
Fernanda Alencastro e Jaqueline Frohlich
DESIGN GRÁFICO
Thiago Rilo e Fernanda Magnus
DIGITAL
Amanda Di Giorgio, Luísa Roman e Vitória Boff
APOIO
DC Set Group, Praça de Filmes, SOMA | Studio & Music Hub e Fábrica do Futuro
ELENCO
Alexandre Fetter, Armandinho, Bia Wetzel, Caroline Torma, Cicão Chies, Claudio Toigo,
Dody Sirena, Eugênio Corrêa, Franciane Fuhr, Fredi Chernobyl, Gustavo Sirotsky, Juliano
Baldo, Lucas Silveira, Macgyver Zitto, Mano Changes, Marcio Robson, Nelson Sirotsky,
Neto Fagundes, Pedro Sirotsky, Rodaika, Rodrigo Mathias, Rogério Flausino, Paulinho
Fonseca, Samuel Rosa e Teto
GERENTE DO PLANETA ATLÂNTIDA
Nathália Ribeiro
DIRETORA-EXECUTIVA DE MARKETING E ENTRETENIMENTO GRUPO RBS E HEAD DO PLANETA ATLÂNTIDA
Caroline Torma
O Planeta
O Planeta Atlântida é o maior festival de música do sul do país e ocorre desde 1996, na sede campestre da Saba, na praia de Atlântida, no litoral norte gaúcho. Mais de 1,4 mil atrações nacionais e internacionais, de diferentes estilos, já passaram pelos palcos do Planeta, levando aos planetários mais de 900 horas de música. O festival é o evento mais aguardado do verão gaúcho, em um encontro de gerações que completa 30 anos em 2026.
CANAIS OFICIAIS:
Site: https://www.planetaatlantida.com.br/
Instagram: @planetaatlantida
Tik Tok: @planetaatlantida
Twitter: @planetatlantida



