Prêmio PPGito 2025 consolida iniciativa que transforma pesquisas em linguagem acessível   

Prêmio PPGito 2025 consolida iniciativa que transforma pesquisas em linguagem acessível  

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Premiação chegou para reforçar o compromisso com a divulgação científica combatendo a desinformação e as fakes news

 

Com ampla participação da comunidade acadêmica, o PPGito – Prêmio de Cultura & Ciência realizou, no dia 15 de dezembro de 2025, sua primeira edição no auditório do Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular (PPGBM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. O evento foi prestigiado por pesquisadores, cientistas, professores, estudantes e pelos jurados convidados, confirmando o sucesso da iniciativa voltada à valorização da divulgação científica e ao enfrentamento da desinformação.

 

O prêmio propõe comunicar pesquisas em vídeos curtos, com linguagem acessível, criatividade e rigor científico, capazes de dialogar com diferentes públicos. Os trabalhos apresentados foram avaliados por um júri composto por docentes do programa e profissionais das áreas de comunicação, cinema e publicidade, que analisaram critérios como clareza da informação, qualidade técnica e capacidade de aproximação entre ciência e sociedade.

 

Durante a cerimônia de entrega dos prêmios, foram anunciados os vencedores da primeira edição do PPGito. O 1º lugar ficou com Amanda de Menezes Mayer, pelo trabalho Imunogenética, câncer e HLA. O 2º lugar foi conquistado por Luciano Cesar Pozzobon, Inaê Carolina Scalfin e Bruna Valenzuela Garcia, com o vídeo Hibridação entre Tuco-Tucos. Já o 3º lugar foi atribuído a Thaynara Lima, com o tema Utilização de Ferramenta por Primatas do Novo Mundo. A menção honrosa foi concedida a Bruna Valenzuela Garcia, pelo trabalho Gene da beta caseína em Búfalos.

 

A cerimônia contou ainda com a presença da pró-reitora de Pós-Graduação da UFRGS, Claudia Wasserman, que destacou a importância institucional da iniciativa. “A iniciativa do PPGito traduz de forma exemplar o papel da pós-graduação na universidade pública em produzir conhecimento de excelência e, ao mesmo tempo, torná-lo acessível à sociedade, fortalecendo a relação entre ciência e cidadania”, ressaltou.

 

Ao final do evento, foi reforçado que os vídeos produzidos pelos participantes serão divulgados nos canais institucionais do PPGBM, ampliando o alcance das pesquisas desenvolvidas no programa e reafirmando o compromisso da UFRGS com a ciência, a educação e a comunicação pública de qualidade. Mais informações em https://www.instagram.com/ppgbmufrgs/

 

Idealizadora da iniciativa, a professora e pesquisadora Fernanda Bered comemorou o resultado da primeira edição. “Estamos felizes e satisfeitos com esta primeira edição do prêmio PPGito de ciência. O envolvimento dos estudantes e a qualidade dos trabalhos superaram nossas expectativas, e já estamos confirmando a realização da segunda edição em 2026”, afirmou.