Instituto Ling oferece formações gratuitas de literatura, história da arte e música para professores da rede pública

Instituto Ling oferece formações gratuitas de literatura, história da arte e música para professores da rede pública

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Ministradas por renomados docentes do Rio Grande do Sul, as aulas acontecem de abril a julho em Porto Alegre, voltadas a educadores de escolas e universidades estaduais, municipais e federais, além de ONGs e instituições filantrópicas dedicadas à educação. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de março pelo site www.institutoling.org.br

Entidade sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade, o Instituto Ling expande a sua atuação em 2023 com um programa de formação gratuito para professores da rede pública. O projeto combina cultura e educação, duas áreas que marcam a atuação da instituição desde a sua fundação, há 28 anos.

São três cursos, com 16 encontros e carga horária total de 40 horas cada: literatura brasileirahistória da arte e música. As aulas acontecem semanalmente, de abril a julhodas 19h às 21h30, no auditório do centro cultural em Porto Alegre (Rua João Caetano, 440) e são voltadas a educadores de escolas e universidades estaduais, municipais e federais, além de ONGs e instituições filantrópicas dedicadas à educação.

Ministrados por renomados docentes do Rio Grande do Sul, os encontros contam com abordagem acessível e transdisciplinar, além de apresentar alternativas didáticas para aplicação em sala de aula. Na formação de literatura, os participantes terão aulas sempre nas segundas-feiras, aprendendo sobre clássicos brasileiros com Luís Augusto Fischer, sobre a produção infantojuvenil com Jane Tutikian,  sobre a poesia no nosso país com Sergius Gonzaga e sobre autores gaúchos com Joana Bosak.

No programa de história da arte, as aulas acontecem nas terças-feiras, conduzidas pelos professores Paula RamosCamila SchenkelEduardo VeraBruna Fetter e Gabriela Motta. São seis módulos de ensino: Arte na Antiguidade, Renascimento, Modernismo, Arte no Pós-Guerra, Arte Contemporânea e Arte Brasileira.

Intitulada MPB nas Escolas, a formação de música oferecerá técnicas e conhecimentos para os professores inserirem conteúdos musicais dentro das disciplinas das artes. Os encontros acontecerão nas quartas-feiras e apresentarão uma linha do tempo da música popular brasileira, iniciando pela música indígena, passando pela história do choro e do samba, além de mostrar os regionalismos desenvolvidos nos diferentes estados do país. As aulas serão conduzidas pelo compositor e violonista Mathias Pinto e contarão com a participação especial de artistas convidados como Amanda SennaArthur de FariaEduardo LopesFederico TrindadeGelson OliveiraGuilherme SanchesStephania Johnson e Pingo Borel.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br até o dia 25 de março. Há 80 vagas disponíveis para cada formação. Se todos os lugares não forem preenchidos até o início das atividades, o público em geral também poderá participar – os interessados podem escrever para [email protected] e deixar o seu contato.

Alunos da rede pública também participarão das formações
Além das ações voltadas para os professores, o Instituto Ling oferecerá atividades formativas para alunos da rede pública de ensino. São dois projetos que já estão com vagas preenchidas: uma oficina de escrita criativa para alunos do segundo ano do Colégio Militar com o objetivo de apoiar os estudantes no processo de preparação para a prova de redação do vestibular; e aulas-show do projeto MPB nas Escolas, que contará com encontros teóricos apresentando a história da música popular brasileira através de composições que marcaram época, além de performances musicais e aulas práticas de diferentes instrumentos utilizados na MPB, para crianças e jovens da Aldeia da Fraternidade e do Centro Social Padre Pedro Leonardi.

As atividades são uma realização do Instituto Ling e do Ministério da Cultura / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens.

SERVIÇO
Ações formativas do Instituto Ling nas áreas de literatura, história da arte e música
Inscrições até o dia 25 de março pelo site www.institutoling.org.br
Gratuito
80 vagas, em cada curso, para professores de escolas e universidades estaduais, municipais e federais, além de ONGs e instituições filantrópicas dedicadas à educação. 
Se todas as vagas não forem preenchidas até o início das atividades, o público em geral também poderá participar. Os interessados podem escrever para o e-mail [email protected] e deixar o seu contato.

Programa de Literatura Brasileira
Aulas de 3 de abril a 31 de julho, sempre nas segundas-feiras, das 19h às 21h30
Módulo 1 – Clássicos da Literatura Brasileira, com Luís Augusto Fischer – Dias 3, 10, 17 e 24 de abril
Módulo 2 – Literatura Infantojuvenil, com  Jane Tutikian – Dias 8, 15, 22 e 29 de maio
Módulo 3 – Poesia Brasileira, com Sergius Gonzaga – Dias 5, 19 e 26 de junho e 3 de julho
Módulo 4 – Literatura do Rio Grande do Sul, com Joana Bosak – Dias 10, 17, 24 e 31 de julho

Programa de História da Arte
Aulas de 4 de abril a 25 de julho, sempre nas terças-feiras, das 19h às 21h30
Módulo 1 – Arte na Antiguidade, com professor a confirmar – Dias 4 e 11 de abril
Módulo 2 – Renascimento, com Paula Ramos – Dias 18 e 25 de abril e 2 de maio
Módulo 3 – Modernismo, com Camila Schenkel – Dias 9, 16 e 23 de maio
Módulo 4 – Arte no Pós-Guerra, com Eduardo Veras – Dias 6 e 13 de junho
Módulo 5 – Arte Contemporânea, com Bruna Fetter – Dias 20 e 27 de junho e 4 de julho
Módulo 6 – Arte Brasileira, com Gabriela Motta – Dias 11, 18 e 25 de julho

Programa de Música
Aulas de 5 de abril a 19 de julho, sempre nas quartas-feiras, das 19h às 21h30
Módulo 1 – Raízes, com Mathias Pinto, Pingo Borel e Stephania Johnson – Dias 5, 12 e 19 de abril
Módulo 2 – Música Brasileira – Criação, com Mathias Pinto, Guilherme Sanches e Eduardo Lopes – Dias 26 de abril e 3 e 10 de maio
Módulo 3 – Regionalismos, com Mathias Pinto e Amanda Senna – Dias 17, 24 e 31 de maio e 7 de junho
Módulo 4 – MPB, com Mathias Pinto, Arthur de Faria, Gelson Oliveira e  Federico Trindade – Dias 14, 21, 28 de junho e 5 de julho
Módulo 5 – Ensino de músicas populares, com Mathias Pinto – Dias 12 e 19 de julho

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

Leave a Reply