Um debate sobre propostas de cooperação entre os municípios no âmbito da Defesa Civil, visando a atuação conjunta em situações de emergência, além do monitoramento e alerta do clima, um tema de relevância especial para a região Metropolitana. Estes foram os principais pontos debatidos por líderes municipais da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) no segundo encontro do Fórum de Defesa Civil, realizado em Canoas.
O coordenador do Fórum de Defesa Civil da Granpal, Evaldo Rodrigues, destacou a importância dessa primeira reunião, que estabeleceu uma base sólida para futuras ações colaborativas entre os municípios. “Entrou em debate as estruturas de Defesa Civil dos municípios que compõem a Granpal, onde ficou alinhado e criado um grupo de trabalho que vai apresentar linhas de ação como proposta aos prefeitos para estruturação mínima dos órgãos de Defesa Civil em cada município”, ressaltou Rodrigues.
O presidente da Granpal e prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, destacou a importância da colaboração entre os municípios e a troca de experiências para o sucesso das ações de Defesa Civil. “A Granpal reafirmou seu compromisso em fortalecer a segurança e o bem-estar de toda a região metropolitana, por meio de soluções coletivas e ações conjuntas”, declarou Pascoal.