Quatro meses após receberem o Selo de Procedência para Chocolate Artesanal e conquistarem o Selo de Identificação Geográfica – IG de origem, os chocolateiros de Gramado comemoram o aumento de, aproximadamente, 10% nas vendas de junho a agosto, se comparado ao mesmo período de 2022.
De acordo com o presidente da Associação da Indústria e Comércio de Chocolates de Gramado – Achoco, Fabiano Contini, a excelência na produção e o sabor diferenciado do produto final têm sido importantes atrativos para o consumidor. “As pessoas estão cada vez mais exigentes, e buscam qualidade. As certificações vieram para validar a excelência dos nossos chocolates”.
Para receber o IG de Origem e o Selo de Chocolate Artesanal, os chocolateiros passaram por implementação e manutenção dos processos de melhoria das empresas e dos produtos fabricados. A ACHOCO contratou a auditoria Ustra Consultoria que aplicou e revisou o Regulamento Técnico Interno aprovado pelo INPI, auditou as fábricas associadas, avaliou evidências documentais e a área de produção, aplicou um check-list padrão e acompanhou os resultados junto com a entidade.
Os chocolateiros certificados cumpriram todos os requisitos da rigorosa auditoria técnica, que contemplou etapas obrigatórias junto a ANVISA. “Foram trabalhados pontos de qualidade essenciais que avaliaram a produção para que o produto se enquadrasse como ‘Chocolate Artesanal de Gramado’, determinando uma fórmula padrão para uso”, recorda o presidente, que explica: “A partir daí, as marcas aprimoram seus processos, personalizando suas receitas”.
Dentro do criterioso processo, três requisitos se destacam: a fabricação da massa dentro do município, a proibição do uso de gorduras hidrogenadas e conter 25 % teores de cacau para chocolate branco, 35% para chocolate ao leite, de 42% a 55% para meio amargo e acima de 55% para amargo.
O presidente da Achoco salienta, ainda, que, anteriormente, muitas pessoas acreditavam que todo chocolate comprado na cidade era produzido em Gramado. “Estavam comprando ‘gato por lebre’, pois algumas empresas apenas derretem e moldam seus produtos aqui, com matéria-prima de outras marcas”, diz.
Fabiano Contini dá mais uma dica importante para que o consumidor possa ter segurança na hora da compra. “Todas as lojas que vendem nosso chocolate artesanal certificado com IG possuem um selo na vitrine ou em um quadro no interior do estabelecimento”, alerta.
Segundo ele, todos os esforços que vem sendo feitos nos últimos anos têm o objetivo principal de nivelar o setor chocolateiro de Gramado, alinhando todos em um alto padrão, e tornando o setor reconhecido internacionalmente. “Gramado é um dos principais destinos turísticos do Brasil, e uma referência internacional de Turismo. A cidade é reconhecida pelas belezas naturais, pela gastronomia de excelência e pelo seu delicioso chocolate, que se tornou também o nosso patrimônio cultural. Queremos, agora, que ela também seja reconhecida pelo autêntico Chocolate Artesanal de Gramado”.
Atualmente, Gramado possui 28 indústrias de chocolates. As marcas Prawer, Miroh, Lugano, Caracol / Planalto, Chocolate Gramadense e Chocolataria Gramado são certificadas e habilitadas para produzir o verdadeiro Chocolate Artesanal de Gramado.