TEAPROCHEGA abre inscrições para Uma Sinfonia Diferente RS em Novo Hamburgo, Porto Alegre e Caxias do Sul

TEAPROCHEGA abre inscrições para Uma Sinfonia Diferente RS em Novo Hamburgo, Porto Alegre e Caxias do Sul

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

O Programa de musicoterapia para crianças, jovens e adultos com autismo chega a sua 6° edição reeditado e ampliado

 

Em 2024  as Pretas, Grazi Pires e Dejeane Arruée, completam sete anos da banda 50 Tons de Pretas e apresentam a 6ª edição de seu projeto Social. Elas, acompanhadas de sua equipe técnica, divulgam uma nova era do Projeto Uma Sinfonia Diferente RS que passa a se chamar: TEAPROCHEGA!  A partir do dia 08 de março serão abertas as inscrições para crianças, a partir dos 10 anos, jovens e adultos, com diagnóstico de autismo, que queiram participar do programa de musicoterapia em grupo. Em Novo Hamburgo serão 30 vagas, Porto Alegre 20 vagas e 10 vagas em Caxias do Sul. As inscrições, que encerram dia 17 de março ou até quando as vagas forem preenchidas, são gratuitas e informações podem ser obtidas no @usd_rs (instagram) ou pelo [email protected].

 

O projeto, pioneiro há seis anos no RS, já nasceu diferente. O TEAPROCHEGA, sempre existiu em paralelo ao Sinfonia, mas hoje, mais amadurecidos em nossa caminhada e propósito social, entendemos que chegou a hora de assumirmos esta nova identidade. O TEAPROCHEGA, nada mais é, do que um convite à que todos possam imergir no universo da inclusão a partir da arte, da cultura e da musicoterapia. Neste contexto, o Uma Sinfonia Diferente RS segue forte e crescendo como mais uma das inúmeras ações que realizamos nos últimos 05 anos, tais como: capacitações, palestras-show, formação de A.T (em parceria com AMA-NH), Grupo de pais entre outras atividades”, explica Grazi Pires (Musicoterapeuta e coordenadora Geral do Projeto).  Para participar do TEAPROCHEGA: Uma Sinfonia Diferente RS é necessário ter diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo – TEA ou estar em investigação. Ter idade a partir de 10 anos e ter disponibilidade para participar dos encontros semanais de abril a outubro no polo selecionado. Após as inscrições, algum profissional da equipe fará contato para agendar a anamnese da família. No dia 27 de março sairá a lista de selecionados dos três polos (Novo Hamburgo, Porto Alegre e Caxias do Sul).

 

Para acolher os participantes e suas famílias, os voluntários, a equipe, os patrocinadores e apoios que farão parte desta nova caminhada, será realizado no dia 1º de abril um evento de Lançamento na Faculdade IENH, apoiadora do projeto desde a 1ª edição como sede do Polo de Novo Hamburgo. Neste dia, as Pretas apresentarão a nova identidade visual e todos os envolvidos na realização desta 6ª edição para toda a comunidade. Entrada é franca e não será necessário inscrição prévia. “Este momento será um grande encontro para celebrarmos a chegada da HERTZFARMA como nossa patrocinadora, através da Lei de Incentivo a Cultura (LIC) da Secretaria da Cultura do RS, bem como a acolhida de todos que acreditam em nosso trabalho. Eu, como diretora musical, estou muito empolgada para os resultados que virão nos três diferentes Polos, musicalmente e artisticamente falando. O projeto só cresce, e mesmo em paralelo a nossa carreira com a 50 Tons de Pretas, acreditamos que este nosso trabalho não poderia parar e, por isso nos cercamos de grandes profissionais, que são técnicos e sobretudo humanos. E isso nos dá força para seguir”, destaca Dejeane Arruée

 

EQUIPE TÉCNICA

Coordenação da Musicoterapeuta e Mestranda: Graziela Pires;  Dejeane Arruée, Direção musical; Coordenadora do Grupo de Pesquisa, Doutora Musicoterapeuta e Psicóloga:  Marylea Vargas; Coordenadora do grupo de pais, Mestre e Psicóloga: Mara Ritter; No apoio técnico: Jaqueline Zuccari – fonoaudióloga especialista em ABA, Marliese Godoflite fonoaudióloga e psicopedagoga, Andreia Steinmentz, pós graduanda de musicoterapia, Patricia Scossi, jornalista e pós graduanda em musicoterapia, Selenir Kronbauer – mestre em teologia, Musicoterapeuta Jesus Alberto Herrera e Musicoterapeuta e Psicóloga Chiara Herrera. A Supervisão é de Instituto Steinkopf através da Musicoterapeuta Ana Carolina Steinkopf, idealizadora da metodologia Uma Sinfonia Diferente.

 

 

Serviço: 

 

Inscrições para participantes:

 

Novo Hamburgo 

Segunda-feira às 10h15 – 10 a 13 anos

Segunda-feira às 16h – 13 a 16 anos

Segunda-feira às 19h15 – +16 anos

Local:FACULDADE IENH

Rua Frederico Mentz,526

Hamburgo Velho/Novo Hamburgo/RS

 

Porto Alegre 

Terça-feira às 18h30 – 10 a 13 anos

Terça-feira às 19h15 – + 14 anos

Local: Lopo Gonçalves, 176

Cidade baixa/Porto Alegre

 

Caxias

Quinta-feira às 11h15 – 10 a 14 anos

Quinta-feira às 13h15 – + 14 anos

Local : Clínica Consonar

Av Julio de Castilhos, 2941

São Pelegrino/ Caxias do Sul

 

Sobre o Sinfonia

A metodologia foi criada em 2015 pela Musicoterapeuta Ana Carolina Steinkpopf, em Brasília e consiste em uma equipe técnica multidisciplinar liderada por um (a) Musicoterapeuta, com auxílio de voluntários que acompanham as crianças e jovens durante todas as sessões. A edição gaúcha se destaca por seus diferenciais e ampliação dos atendimentos para além dos participantes. Uma Sinfonia Diferente RS, é realizado pela Pretas Produções, da dupla 50 Tons de Pretas e tem um caráter social. Atende famílias de baixa renda, e busca tornar acessível às famílias a Musicoterapia, uma vez que essa intervenção tem eficácia cientificamente comprovada com as pessoas com TEA.  De 2019 a 2023 já foram acolhidas mais de 250 famílias.  E alcançado um público de mais de 5000 pessoas com os espetáculos realizados. São vidas transformadas direta e indiretamente por este projeto pioneiro e único no estado do RS