Caminhada percorre pontos do Centro atingidos pelas inundações de maio

Caminhada percorre pontos do Centro atingidos pelas inundações de maio

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp
Atividade busca desnaturalizar olhar frente à enchente e integra programação do Dia do Patrimônio
Integrando a programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural 2024, a caminhada Museu de Percurso das Enchentes percorrerá na manhã de 17 de agosto (sábado) pontos do Centro Histórico de Porto Alegre atingidos pelas inundações de maio. Com o objetivo de desnaturalizar nosso olhar frente à enchente, e na perspectiva de dever de memória, a atividade nos coloca em contato com o que gera sofrimento e que precisa ser abordado também pelos mecanismos do Patrimônio Cultural, a fim de refletir sobre o enfrentamento à emergência climática.
Partindo às 9h da Ponte de Pedra, no Largo dos Açorianos, a caminhada guiada passará por pontos simbólicos da enchente de maio de 2024, como a Escola de Administração UFRGS, a Usina do Gasômetro, a Rua dos Andradas e a Praça da Alfândega, terminando próximo ao Mercado Público de Porto Alegre. Em cada parada, serão abordados os impactos das inundações, feitas correlações com outras áreas e setores atingidos, além da rede de solidariedade e cooperação que se seguiu ao desastre. A atividade tem previsão de término ao meio-dia.
Museu de Percurso das Enchentes
O Museu de Percurso das Enchentes – RS é um projeto desenvolvido por docentes e estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e artistas convidados, em decorrência das inundações de maio de 2024 e de sua abrangência de devastação no cotidiano da população, sobretudo na perda material do patrimônio privado (residências e ambientes de trabalho). A proposta busca identificar locais atingidos nas cidades, a começar pela capital gaúcha, e sinalizar, fisicamente, com marcos e obras de arte, os pontos de maior elevação dos alagamentos, com a perspectiva de dever de memória, cumprindo a missão ética de nos fazer rememorar a tragédia coletiva vivenciada pela comunidade e os processos de retomada do cotidiano.
O museu de percurso é um dos eixos de atuação do Projeto de Extensão da UFRGS ‘Greenart em Ação pelo Patrimônio Cultural de Porto Alegre’, coordenado pelos docentes Henri Schrekker (Instituto de Química) e Jeniffer Cuty (Museologia), e conta com apoio do Sistema Estadual de Museus (SEM-RS).
Serviço
Caminhada cultural Museu de Percurso das Enchentes
Data: 17 de agosto de 2024 (sábado)
Saída: Ponte de Pedra (Av. Borges de Medeiros, s/n), às 9h
Destino: Estação Mercado (Av. Mauá, 4), às 12h, aproximadamente
Mais informações: [email protected]
*Em caso de chuva a atividade poderá ser adiada