Sabor Gaúcho terá 14 agroindústrias no Connection

Sabor Gaúcho terá 14 agroindústrias no Connection

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

A Secretaria de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul e a Emater estão selecionando 14 agroindústrias familiares do estado para levarem seus produtos para uma exposição no centro de Gramado, que é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. O evento é o Connection Terroirs do Brasil, a maior vitrine dos produtos de origem do país.

Neste ano, o evento acontece de 28 a 31 de maio, com exposição nacional de produtos certificados pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) com o selo de Indicação Geográfica (IG), e ocorre na Rua Coberta e Praça Major Nicoletti. Na edição passada, 51 produtores com IG participaram do evento, e cinco agroindústrias gaúchas. Para este ano, a participação de produtores gaúchos será ampliada.

Além da venda dos produtos ao público visitante, os expositores podem trocar experiências com produtores de todas as regiões brasileiras. Já estão confirmados produtos como café, mel, vinhos e espumantes, queijos, melado, doces, biscoitos, cachaça, amêndoa, própolis, camarão, entre outros.

SABOR GAÚCHO – O selo atesta certificação de produção artesanal. É por meio dele que os produtos serão identificados nos supermercados, feiras e pontos de vendas. O selo legaliza o trabalho sob o ponto de vista ambiental, tributário e sanitário junto ao Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF).

Significa que a produção é oriunda da agricultura familiar, feita com métodos artesanais, desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda e preservação ambiental. O Connection Terroirs do Brasil valoriza os produtos e produtores gaúchos, destacando a riqueza e autenticidade dos sabores locais, conectando tradição e inovação.

INDICAÇÃO GEOGRÁFICA – No contexto brasileiro, as Indicações Geográficas possuem duas categorias: as Denominações de Origem (DOs) e as Indicações de Procedência (IPs). As DOs são produtos cuja qualidade ou características dependem de uma região geográfica ou lugar específico, enquanto as IPs são associadas a uma origem geográfica que confere uma reputação ou reconhecimento, mas sem necessariamente refletir em características específicas relacionadas ao ambiente ou métodos de produção.

Das 131 IGs reconhecidas no Brasil, 101 são Indicações de Procedência e 30 Denominações de Origem. A expansão das IGs está diretamente ligada ao reconhecimento crescente da diversidade e riqueza de seus produtos regionais. Itens como queijos, vinhos, café, cachaça, mel, artesanato, doces, entre outros, passaram a ser mais valorizados, tanto no mercado nacional quanto internacional.

A certificação de IG é uma maneira de garantir a autenticidade e a qualidade desses produtos, ao mesmo tempo em que preserva tradições e práticas culturais que fazem parte da identidade local.

CONNECTION COM CONTEÚDO – Um dos grandes destaques do Connection é a Arena de Conteúdos, onde o público pode participar de palestras com especialistas sobre temas relacionados à produção, desenvolvimento e posicionamento de marca, os reflexos do selo de IG, estratégias de comunicação, de sustentabilidade e turismo.

Nas manhãs dos dias 29 e 30 de maio, o palco do Palácio dos Festivais de Gramado, terá mais de oito horas de conversação com nomes expressivos como o doutor Luis Tejon, Dado Schneider, Guilherme Paulus, entre outros. Esta programação do evento necessita de inscrição prévia que pode ser feita direto no site https://www.connectionexperience.com.br/ingressos

SOBRE O EVENTO – Realizado pela Rossi e Zorzanello com correalização do Sebrae. Além da exposição, e venda, de produtos certificados e do palco de conteúdo, o Connection terá uma Arena Gastronômica, Wine Bar com degustação de vinhos certificados, Arena de Cafés de Origem Controlada com degustação guiada, exposição com obras de artistas locais, sessão de autógrafos com escritores da região. Mais informações no site do Connection ou pelas redes sociais @connection_experience