Os quase 200 filiados atuais representam um aumento de 10% em comparação ao ano passado
Ao se aproximar o Dia Nacional do Turismo (8/mai), a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (ABAV-RS) tem motivos de sobra para comemorar. Seu quadro de associados cresceu cerca de 10% no último ano, mesmo em meio a um período de muitos desafios e resiliência do setor turístico gaúcho. Ao todo, são 197 associados atualmente, número recorde para a entidade.
Um ano atrás os profissionais do trade se mobilizavam para realocar passageiros e dar suporte a clientes e funcionários em meio ao fechamento por tempo indeterminado do principal aeroporto do estado e outras tantas adversidades decorrentes da crise climática. Segundo o presidente da associação, João Augusto Machado, alguns dos grandes aprendizados gerados tanto com a pandemia quanto com as enchentes, foram a flexibilidade e a capacidade de resposta rápida das agências, a importância de contar com bons parceiros e de trabalhar em conjunto.
“Os agentes sofreram mas puderam dar um suporte muito forte aos passageiros. Não deixamos nenhum cliente sem atenção, todos tiveram seus reembolsos solicitados, suas operações, seus créditos. Estes desafios nos ensinaram a estar preparados, a contar com bons prestadores de serviços, além de priorizar e fortalecer os nossos fornecedores locais”, comenta Machado.
A força da associação em meio à adversidade
O crescimento do número de empresas integrando a ABAV-RS mesmo durante o período mais desafiador demonstra que é justamente na adversidade que a união entre os profissionais se destaca. “Desde o início sentimos que a ABAV seria um local onde encontraríamos apoio naquele momento de pesadelo. Juntos ajudamos uns aos outros nas resoluções dos problemas”, declararam as sócias da Be Travel Turismo, Camila Porto e Valéria Santos.
Para a sócia proprietária da Guia Sul, Andrea Miki, a entidade fortaleceu as articulações necessárias com poder público e empresas parceiras, dando o suporte a todos que compõem essa ampla cadeia de serviços. “Foi fundamental o papel da ABAV-RS na busca por soluções e recursos para o enfrentamento da crise causada com as enchentes. Também vimos isso acontecer durante a pandemia, onde a ABAV-RS foi crucial em nossa representatividade junto ao governo”, comenta.
Enquanto o turismólogo e gerente da E2D Turismo, Douglas Guimarães, cita a contribuição mútua entre profissionais do setor como fator decisivo para sua filiação: “Acreditamos que a colaboração e o intercâmbio de experiências são fundamentais para o nosso crescimento. Nos permite ter uma voz mais forte na defesa dos interesses dos agentes de viagens, algo que valorizamos imensamente. Participar de eventos e feiras promovidos pela associação nos dá a chance de nos conectar com outras pessoas apaixonadas pelo setor, promovendo nossos serviços e também contribuindo para o desenvolvimento do turismo no Rio Grande do Sul”.
Motivos para comemorar no Dia Nacional do Turismo
“Temos ótimas razões para comemorar o Dia do Turismo”, afirma Machado. “O fluxo está praticamente normalizado, com os voos domésticos e internacionais de volta, perspectivas de novas rotas surgindo, estradas já recuperadas e todos os atrativos turísticos gaúchos em plena operação. Então a gente tem sim que comemorar!”, completa o presidente da ABAV-RS.
“Esse Dia Nacional do Turismo vai ter um prazer adicional, por termos nos erguido, com muita fé e coragem. E por termos voltado a ter o nosso fluxo de clientes normalizado e vendas aquecidas”, comemora também Andrea, da Guia Sul. Otimismo compartilhado pelas sócias Camila e Valéria: “nosso setor sempre volta mais forte a cada dificuldade. Nossa empresa cresceu muito e nós como empresárias nos fortalecemos com o aprendizado”.
Lições da crise e desafios atuais
Apesar da recuperação e perspectivas positivas para este ano, os agentes destacam também pontos de atenção que ficaram como legado da crise, como a importância de reforçar o turismo no RS, de fortalecerem sua estruturação financeira e de diversificar as ofertas. “Nós entendemos que nossa demanda de clientes não pode se manter restrita, que podemos trabalhar melhor o turismo interno, que é cada vez mais importante investir em um financeiro bem feito e buscar outros nichos, como o corporativo e o receptivo”, complementam as empresárias da Be Travel Turismo.
Para o presidente da ABAV-RS, “atualmente um dos principais desafios dos profissionais de turismo gaúchos é incrementar ainda mais essas ofertas dentro do estado, ampliar o volume de vendas e de ocupação nos voos, principalmente nas rotas internacionais que temos o privilégio de ter em Porto Alegre”. A visão da E2D Turismo é similar: “ficou claro que é essencial diversificar as ofertas turísticas com um olhar macro, para que o setor possa se recuperar mais rapidamente após as crises”, disse seu gerente, que seguiu: “a situação ressaltou a necessidade de um apoio mais consistente e integrado entre os diferentes setores envolvidos no turismo, promovendo uma colaboração que permita não apenas a recuperação, mas também o fortalecimento do setor no futuro”.
A gestora da Guia Sul, apontou a lembrança positiva da solidariedade gaúcha em meio à crise e enfatizou a necessidade de investimentos na infraestrutura dos destinos. “Agora foi lançado o desafio de tornar nossas cidades mais seguras para o enfrentamento de calamidades decorrentes do clima”, declarou. Ainda na esteira de obstáculos a serem superados, para ela, o setor precisa também se preparar para o turismo cada vez mais digital, acompanhando e se capacitando para as mudanças trazidas com a inteligência artificial. Além de contar com dispositivos legais que possibilitem às agências terem mais tranquilidade quando fornecedores (como operadoras, companhias aéreas, etc.) decretam falência ou não honram com seus compromissos. “Precisamos de uma legislação que consiga agir com antecedência, evitando que as agências de viagens tenham que arcar com prejuízos ocasionados por terceiros”, finaliza Andrea.