Entidade pede mais precisão nas informações em relação às chuvas do estado

Entidade pede mais precisão nas informações em relação às chuvas do estado

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Alerta para necessidade de intensificar a dragagem dos rios

A questão da enchente e a dragagem do lago Guaíba foram os temas centrais debatidos na Assembléia Geral Ordinária (AGO) da Associação dos Municípios da Grande Porto Alegre (Granpal) realizada no início do mês Taquari (RS), em homenagem ao aniversário de 176 anos da cidade.

“Precisamos imediatamente ter esses temas como prioridades dentro do nosso colegiado de prefeitos e tratar com a importância que eles têm. Vimos a angústia mais uma vez das famílias da região metropolitana com os avisos prévios de alagamentos”, afirma Marcelo Maranata, prefeito da cidade de Guaíba e presidente do Consórcio Granpal.

“Também temos relatos de que existem alguns problemas que os prefeitos estão enfrentando com a fornecedora de água e de saneamento, deixando-os inseguros com a operação da nova gestão”, comentou o prefeito de Taquari e presidente da associação Granpal, André Brito.

Além disso, a saúde foi outro tema em pauta na reunião, mais uma vez pedidos de que o estado invista os mínimos 12% constitucional que é de obrigação. Maranata lembrou que é mais precisão ao informação de áreas que serão atingidas pelas potenciais cheias. “Hoje é muito vago, anunciando volumes que não acontecem e chuvas que não caíram onde achamos que iria cair. Então, não precisamos de informações equivocadas e sim precisas”, diz Maranata

PALESTRA

O vice-governador do estado, Gabriel Souza, também esteve presente na Assembleia como palestrante do Almoço Metropolitano. Ele fez uma exposição dos principais temas que fazem parte do Plano Rio Grande, destacando os avanços feitos nos programas de infraestrutura, previdência, administrativa e avanços na saúde. Souza cumpriu agenda nesta sexta-feira em cidades da região carbonífera.