Em evento marcado para segunda-feira, dia 18 de agosto, às 19h30min, o escritor e historiador resgatará as raízes imperiais, as intrigas palacianas e os personagens que mudaram o curso da história do Brasil e moldaram a nossa identidade como nação, inclusive definindo a cor da nossa bandeira. O ingresso é a doação de 1kg de alimento não perecível ou um agasalho
O escritor e historiador Rodrigo Trespach lança em Porto Alegre, na próxima segunda-feira, dia 18 de agosto, o livro Verde e Amarelo: uma história das dinastias Bragança e Habsburgo. O evento, marcado para às 19h30min, no Centro Cultural 25 de Julho, contará com sessão de autógrafos e uma palestra com o autor resgatando as raízes imperiais, as intrigas palacianas e os personagens que mudaram o curso da história do Brasil e moldaram a nossa identidade como nação, inclusive definindo a cor da nossa bandeira. O ingresso para a atividade é a doação de 1kg de alimento não perecível ou um agasalho no local. Na ocasião, a livraria Espaço Cultural estará presente vendendo o livro no valor de R$ 69,90.
A publicação, lançada pela editora Globo Livros, conta com uma narrativa envolvente e fundamentada em ampla pesquisa histórica. Na obra, Trespach mostra que, após a chegada da frota de Cabral, por séculos, o Brasil foi moldado por duas das mais influentes dinastias da história europeia: os Bragança e os Habsburgo. Do outro lado do Atlântico, esses monarcas definiam o futuro da colônia e, depois, do império brasileiro.
Em 496 páginas, o historiador conduz os leitores por uma viagem fascinante, desvendando as tramas de poder, alianças estratégicas e disputas que culminaram na construção do Brasil que conhecemos hoje. Da influência dos Habsburgo — a casa real mais poderosa da Europa — ao domínio prolongado dos Bragança, que encontraram no Brasil seu maior sustentáculo e reinaram no país por 67 anos, o autor revela como o casamento entre Dom Pedro I e Dona Leopoldina selou não apenas uma união política, mas também as cores que até hoje representam o nosso país.
Mais sobre o autor
Rodrigo Trespach nasceu em Osório (RS). Historiador, pesquisador e escritor, é autor de 20 livros, entre eles Os nomes da Independência, 1824, A Revolução de 1930, Grandes Guerras e Às margens do Ipiranga. É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS). Em 2022, recebeu a Ordem do Mérito do Livro, da Biblioteca Nacional, e foi escolhido escritor Destaque do Ano pela revista Aventuras na História.
Serviço
Lançamento do livro Verde e Amarelo: uma história das dinastias Bragança e Habsburgo
Com sessões de autógrafos e palestra com o autor Rodrigo Trespach
Dia 18 de agosto, segunda-feira, às 19h30min
Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre (Rua Germano Petersen Júnior, 250 – Auxiliadora – Porto Alegre/ RS – O local possui entrada com rampa, elevador de acessibilidade e lugar especial para cadeirantes)
O ingresso para a palestra é a doação de 1kg de alimento não perecível na entrada do evento
Ficha técnica do livro
Verde e Amarelo: uma história das dinastias Bragança e Habsburgo
Autor: Rodrigo Trespach
496 páginas
Editora: Globo Livros
R$ 69,90