Projeto do Espro oferece formação para jovens interessados no setor audiovisual, que gera cerca de 90 mil empregos formais por ano no Brasil
O Espro (Ensino Social Profissionalizante), entidade sem fins lucrativos especializada na inserção de novas gerações no mundo do trabalho, está com inscrições abertas para uma nova turma do curso gratuito de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT), com foco no setor audiovisual.
Destinada a jovens entre 14 e 23 anos, a formação começou no dia 1º de setembro em formato presencial. Os encontros são no período da tarde (das 08h às 11h30), na unidade do Espro em Porto Alegre (Praça Pereira Parobé, 130 – Centro Histórico). Os participantes recebem uniforme, kit escolar com mochila, auxílio-alimentação e auxílio-transporte. As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser feitas por meio deste link.
Com metodologia ativa e foco no desenvolvimento pessoal, profissional e técnico, o curso aborda competências comportamentais (como comunicação, criatividade e trabalho em equipe), além de conteúdos específicos sobre o mercado audiovisual, incluindo linguagem cinematográfica, produção de documentários e projetos práticos. Ao longo da formação, os jovens vivenciam todas as etapas de criação e produção de conteúdo.
Setor em expansão oferece novas oportunidades aos jovens
A iniciativa integra o projeto Formação para o Mundo do Trabalho (FMT), criado pelo Espro para preparar adolescentes e jovens para suas primeiras experiências profissionais. De acordo com o Panorama do Setor Audiovisual, publicado pela Ancine em parceria com o Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual, o setor gera uma média de 89 mil empregos formais por ano no Brasil.
“Estamos felizes com a oportunidade de levar o FMT Audiovisual a Porto Alegre, após experiências muito bem-sucedidas com os jovens em cidades como Belo Horizonte, Recife e Salvador”, afirma Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro. “É mais um passo importante na missão do Espro de democratizar o acesso a oportunidades de capacitação. Nossa trilha oferece ferramentas que podem ser úteis aos jovens tanto como colaboradores em empresas do setor quanto em possíveis atuações como profissionais liberais ou como empreendedores”.
Serviço: curso gratuito de capacitação profissional com foco no setor audiovisual
Data: a partir de 1º de setembro.
Horário: tarde (das 08h às 11h30).
Local: Praça Pereira Parobé, 130 – Centro Histórico – Porto Alegre (RS).
Inscrições: por meio deste link.
Sobre o Espro
O Espro (Ensino Social Profissionalizante) atua na inserção de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social no mundo do trabalho, por meio da socioaprendizagem, oferecendo uma extensa jornada gratuita, que começa nos Projetos de Formação para o Mundo do Trabalho (patrocinados ou personalizados para nossos parceiros) e segue no Programa de Aprendizagem Profissional ou no Programa de Estágio. Dessa forma, a entidade contribui com seis dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU: trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, educação de qualidade, saúde e bem-estar, erradicação da pobreza e parcerias e meios de implementação.
O objetivo principal do Espro é permitir aos jovens do Brasil desenvolver seus talentos para que assumam o protagonismo da construção do seu futuro e de uma sociedade mais inclusiva, bem como apoiar suas famílias e comunidades, seja por meio de projetos de capacitação ou assistência social.
Em 46 anos de existência, a entidade encaminhou mais de 650 mil jovens para sua primeira oportunidade de emprego e realizou 1,3 milhão de atendimentos sociais, englobando visitas domiciliares, acompanhamentos psicológicos, visitas técnicas, oficinas de geração de renda, encaminhamentos para a rede de apoio e outras iniciativas para desenvolver e melhorar a vida e o ambiente na jornada destes jovens e das comunidades onde vivem.
As empresas e parceiros do Espro têm acesso a um portfólio completo de soluções de recrutamento de jovens com a finalidade de transformar a sociedade por meio de projetos de impacto social idealizados para cada uma de suas necessidades.
O Espro tem 6 filiais e 56 unidades de atendimento regionais espalhadas pelo Brasil, alcançando 443 municípios, capacitando anualmente mais de 40 mil jovens por meio dos programas e projetos. Para ampliar sua capilaridade nacional, a entidade criou a Rede de Aprendizagem Espro que estabelece alianças com outras organizações para fazer o acolhimento dos jovens de forma colaborativa, por meio do seu Sistema de Aprendizagem .