Em cerimônia solene realizada durante o 5° Sarandeio Farroupilha, a Prefeitura de Guaíba, sob a liderança do prefeito Marcelo Maranata, outorgou a “Medalha de Honra ao Mérito Berço da Revolução Farroupilha” a cidadãos de destaque em diversas áreas de atuação. O evento, realizado na noite de sábado, dia 20, e que contou com a presença da vice-prefeita Claudinha Jardim e da primeira-dama Deisi Maranata, visa reconhecer personalidades que contribuíram de forma significativa para o engrandecimento da cidade.
A honraria é uma distinção concedida anualmente a pessoas que se sobressaíram em áreas como cultura, arte, educação, ciências, economia, política e serviço público, destacando-se pela bravura, honradez e elevado espírito de serviço.
Neste ano, os homenageados presentes na cerimônia foram:
* Valmir Michelon: Natural de Antônio Prado, Michelon tem uma longa trajetória dedicada ao jornalismo e ao magistério em Guaíba. É sócio-proprietário do jornal Nova Folha e leciona filosofia há três décadas no Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim, onde também atuou como diretor. De suas aulas, nasceu o premiado Festival Nacional de Cinema Estudantil de Guaíba, um projeto pioneiro no Brasil. Michelon também é coautor do livro “Guaíba, a Cidade do Sol Nascente” e já foi reconhecido com o título de Cidadão Guaibense, entre outras distinções.
* Carmem Blaskoski: Nascida em Guaíba, formou-se em Magistério, Jornalismo e Pedagogia. Ao lado do marido, fundou em 1966 o “Jornal O Guaíba”, que circulou por 50 anos na região. Atuou como professora nas séries iniciais da rede municipal e como chefe de gabinete nas gestões dos ex-prefeitos Solon Tavares e Nelson Cornetet. Aos 79 anos, dedica-se à escrita e lançará em breve seu primeiro livro solo, “Minhas Vidas com Meu Filho – Emoções”.
* Sebastião Melo: Nascido em Goiás, o atual prefeito de Porto Alegre tem uma consolidada carreira na vida pública. Formado em Direito, foi vereador e presidente da Câmara de Porto Alegre, vice-prefeito e deputado estadual. Reeleito prefeito em 2024, sua gestão foi marcada por obras estruturantes e pela liderança no plano de reconstrução da capital após o desastre climático de 2024.
* Pedro Brair: Empreendedor do ramo farmacêutico, iniciou sua carreira aos 14 anos. É o fundador da rede Farmácias São João, hoje com 12 farmácias na cidade de Guaíba. Começou em Santo Augusto e hoje conta com mais de 1.200 lojas nos três estados do Sul, empregando mais de 23 mil colaboradores. Além de seu sucesso empresarial, Brair é reconhecido por seu forte compromisso social, tendo destinado mais de R$ 40 milhões para projetos sociais em 2023 e 2024.
Também foram agraciados com a medalha o fundador das Lojas Lebes, Otélio Drebes, e o jornalista investigativo Giovani Grizzotti. Ambos não puderam comparecer à cerimônia devido a compromissos previamente assumidos, mas tiveram seus nomes registrados entre os homenageados da edição. A solenidade foi encerrada após os discursos da primeira-dama Deisi Maranata, da vice-prefeita Claudinha Jardim e do prefeito Marcelo Maranata.