Outubro Rosa nas empresas: como apoiar a saúde integral da mulher no ambiente de trabalho?

Outubro Rosa nas empresas: como apoiar a saúde integral da mulher no ambiente de trabalho?

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Especialista explica como fortalecer o autocuidado no dia a dia das colaboradoras, através de programas de capacitação, momentos de conscientização e apoio profissional

 

Outubro Rosa reforça, ano após ano, a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Mas, cada vez mais, especialistas apontam que o cuidado com a saúde da mulher precisa ir além do físico: envolve também atenção ao bem-estar emocional. No ambiente corporativo, esse olhar ampliado pode fazer toda a diferença na vida das colaboradoras.

 

Questões como estresse, ansiedade e diagnósticos de saúde impactam diretamente a produtividade e o engajamento das mulheres no ambiente de trabalho. “As organizações precisam reconhecer a saúde integral da mulher como prioridade. Criar condições para que elas tenham espaço de autocuidado, apoio emocional e reconhecimento é fundamental para transformar o ambiente corporativo em um verdadeiro aliado, onde prevenir e cuidar significa também enxergar quem cuida”, afirma Bárbara Lippi, mestre em Neurociências, pesquisadora na área de Saúde Mental e cofundadora da Moodar, startup brasileira de gestão emocional e desenvolvimento de pessoas.

 

Bárbara lembra que um dos principais obstáculos para que a mulher priorize a própria saúde emocional é a sobrecarga ainda vivida por muitas delas, que conciliam múltiplos papéis entre carreira, família e cuidados com outros. “ A habilidade de dar conta de tudo muitas vezes rouba energia e espaço para um olhar atento sobre si mesmas. Incentivar pausas e momentos de autocuidado cria condições para uma atuação precoce que pode salvar vidas”, explica Bárbara, que é diretora executiva da plataforma.

 

Como as empresas podem agir com apoio de plataformas especializadas

 

Dentro das organizações, há espaço para criar políticas que facilitem a cultura de cuidado e com apoio da tecnologia. Consultas, exames, programas de apoio psicológico e momentos de conscientização são algumas das práticas que podem ser fornecidas de maneira prática através de plataformas digitais especializadas, facilitando a adesão dos colaboradores e ajudando a transformar os times em uma rede de suporte.

 

Campanhas como o Outubro Rosa são oportunidades fundamentais porque ampliam o cuidado com a saúde da mulher para além do corpo. O diagnóstico precoce salva vidas, mas também precisamos considerar os efeitos emocionais que acompanham esse processo ”, afirma a empreendedora. Desde 2020, a Moodar tem colocado isso em prática por meio de ações educativas em empresas, como palestras e rodas de conversa. Além de parcerias com iniciativas como o movimento “Além da Cura”, que compartilha histórias de mulheres vivendo com câncer e reforça que a doença não define sua identidade.

 

A startup também disponibiliza suporte terapêutico especializado, com psicólogas preparadas para tratar questões relacionadas à saúde feminina. “Unimos acolhimento clínico e iniciativas educativas, ampliando a forma como empresas e colaboradoras podem lidar com a saúde feminina de maneira mais humana e completa”, destaca Bárbara.

 

Sobre a Moodar e suas outras iniciativas 

A Moodar, criada em 2019, nasceu com a missão de apoiar empresas no cuidado com a saúde emocional e no desenvolvimento de pessoas, unindo ciência comportamental, tecnologia e dados para transformar a gestão psicológica em um processo estratégico e mensurável. Diferente de iniciativas focadas apenas em benefícios pontuais, a plataforma atua integrada às áreas de RH e SST, oferecendo apoio clínico, workshops, pesquisas diagnósticas e mapeamento de riscos psicossociais, além de relatórios práticos para gestores.

Pioneira na utilização do questionário internacional COPSOQ no contexto brasileiro e integrado ao Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), já em conformidade com a NR-1, a Moodar já impactou mais de 100 mil pessoas em mais de 200 empresas.

A Moodar tem expandido sua atuação para apoiar empresas na criação de ambientes de trabalho mais saudáveis, inclusivos e sustentáveis. Entre os programas e iniciativas em destaque estão:

Relatório de Segurança Psicológica em Organizações: publicado anualmente desde 2023, o estudo analisa empresas brasileiras para mapear riscos psicossociais e níveis de segurança psicológica no trabalho. A edição de 2025, baseada em mais de 29 mil respostas, revelou que fatores como liderança ineficaz, percepção de injustiça e sobrecarga explicam 57% da percepção de segurança psicológica e 56% da satisfação dos colaboradores. Clique aqui para acessar o relatório.

Brigada de Primeiros Socorros Emocionais: capacita colaboradores a identificar sinais de sofrimento emocional e oferecer o primeiro acolhimento. O programa amplia a rede de apoio dentro da empresa, tornando o cuidado mais acessível e imediato.

Campanhas e ações educativas contínuas: além das campanhas temáticas, a startup promove debates permanentes sobre saúde mental no ambiente corporativo, estimulando a cultura do cuidado e a conscientização sobre os riscos psicossociais.

Projeto de acolhimento no retorno: voltado a profissionais que regressam de afastamentos por saúde mental, luto ou licenças. O programa combina sensibilização das equipes, suporte psicológico individual e protocolos de reintegração.

Jornada da Neurodiversidade: em parceria com a CESAR, a Moodar criou um programa para inclusão de profissionais neurodivergentes, baseado em escuta ativa, rodas de conversa e workshops. A iniciativa deu tão certo que foi apresentada na The Developer’s Conference 2024 como um case de sucesso. Essa jornada pode ser adaptada para diferentes setores e portes de empresa.