O projeto Professor Voluntário, realizado pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE) em parceria com a Rede Calábria, chega neste ano à sua segunda edição com o objetivo de fornecer ensinamentos sobre finanças e tecnologia a cerca de 200 alunos de escolas públicas de Porto Alegre.
Voluntários do IEE e do Instituto Atlantos vão ministrar sete aulas focadas em fundamentos de finanças e economia por meio de interações dos alunos com a inteligência artificial. Além do conteúdo específico, os jovens estarão conhecendo ferramentas tecnológicas que os auxiliarão a buscar aprendizado sobre outros assuntos de seu interesse no futuro.
“Em muitos casos, a formação na escola deixa a desejar em termos de alcance e de profundidade em matérias como economia e inserção no mercado de trabalho. Iremos apoiar esses jovens em uma trilha complementar da sua formação, por meio de ferramentas e lições atuais e práticas”, afirma o presidente do IEE, Tiago Dinon Carpenedo.
As nove turmas do projeto terão cerca de 20 alunos, todos da Rede Calábria. Os jovens fazem cursos profissionalizantes no contraturno da escola, têm de 17 a 23 anos de idade e são de famílias sob vulnerabilidade social. As aulas ocorrerão em Porto Alegre todas as quartas-feiras, de 8 de outubro a 19 de novembro, com duração de uma hora e meia cada.
Cada aluno receberá um exemplar do livro “Economia Em Uma Única Lição”, de Henry Hazlitt. A obra apresenta de forma acessível os princípios básicos da economia e auxilia a compreender melhor o funcionamento da sociedade e a tomar decisões mais conscientes para o futuro.
Realizado pelo braço social do IEE, o IEEImpacto, o Professor Voluntário agora integra a Trilha Protagonistas 2025, uma formação seriada de jovens que começou no final de setembro com o Empreendedores do Amanhã, programa que aproxima os estudantes de empreendedores com histórias inspiradoras.
“Ao trazer o Professor Voluntário para dentro da Trilha Protagonistas, conseguimos oferecer aos jovens um conteúdo estruturado de economia e tecnologia que é essencial para o futuro deles. Ensiná-los a entender como preços são definidos, por exemplo, é fundamental”, explica a coordenadora do IEEImpacto, Amanda Cornélio.
Sobre o IEE
O IEE é uma instituição civil sem fins lucrativos ou compromissos político-partidários, fundada em Porto Alegre em 1984 e que organiza o Fórum da Liberdade anualmente. O Instituto tem como objetivo incentivar e preparar novas lideranças, com base nos conceitos de livre iniciativa e liberdades individuais.
Uma das principais atribuições do IEE é a formação de lideranças com capacidade empreendedora. Nesse sentido, estimula o debate e a troca de experiências entre os seus associados para que desempenhem suas funções na sociedade de forma ética e planejada, com persistência e motivação para conquista do sucesso em suas áreas de atuação.