Ação celebrou a infância e reforça o compromisso com a educação nas unidades beneficiadas pelo Projeto Aurora
A semana do Dia das Crianças foi especial para centenas de pequenos estudantes de Porto Alegre. De 6 a 10 de outubro de 2025, a Alma Mater promoveu a Caravana de Dia das Crianças, levando atividades artísticas, culturais, oficinas de arte, recreação e entrega de presentes para 2.000 crianças de 15 Escolas de Educação Infantil apoiadas pela instituição e participantes do Projeto Aurora – Capacitação e Infraestrutura.
A iniciativa celebrou a infância e reforçou compromisso da Alma Mater com o desenvolvimento integral das crianças, especialmente nas comunidades mais vulneráveis da capital gaúcha. “Oferecemos momentos de alegria, afeto e aprendizado para as crianças, além de fortalecer os laços entre a comunidade escolar e a Alma Mater. A caravana também marcou um importante capítulo do Projeto Aurora, que vem transformando a realidade da educação infantil em Porto Alegre desde a enchente de 2024”, destacou Fernanda Echepare, Presidente da entidade.
Dentre as atividades oferecidas estiveram oficinas de arte e slime, esculturas com balões, pinturas faciais, penteados criativos, recreações temáticas, brincadeiras interativas, blocos infantis e apresentações circenses, todas pensadas para estimular a criatividade, a socialização e o encantamento dos pequenos. As ações serão realizadas por profissionais e grupos parceiros que atuam de forma totalmente voluntária, como Acromix Circus, Amigos de Eventos, Athos, Boo Balloon, Chiarello, Clubinho da Caracol, Kaboom Recreação, Pinturinhas da Brê, Polli Kids, Tia Ge e Tinta de Sorriso. A participação voluntária é um dos pilares da caravana e demonstra a importância do engajamento coletivo para transformar realidades e oferecer experiências significativas às crianças atendidas.
Apoios e doações tornam a ação possível
A Caravana de Dia das Crianças contou com o apoio fundamental de parceiros e da sociedade civil. As empresas Docile e Neugebauer contribuíram com a doação de doces que serão distribuídos nas 15 escolas participantes. O Instituto Ronald McDonald, por meio do Movimento Vem Vida, assim como a Docile, realizou um aporte financeiro essencial para viabilizar a ação. Além disso, doações de pessoas físicas foram determinantes para a aquisição de brinquedos novos que serão entregues a todas as crianças atendidas pelas escolas participantes do Projeto Aurora. Essas colaborações refletem a importância do engajamento coletivo para promover experiências significativas e transformar a realidade de muitas crianças.
Projeto Aurora: reconstrução e ampliação após a tragédia de 2024
Criado em resposta à tragédia climática de 2024, o Projeto Aurora surgiu para reconstruir e ampliar escolas de educação infantil atingidas pelas enchentes. A iniciativa da Alma Mater já revitalizou três unidades — uma na região das Ilhas e duas no bairro Humaitá — beneficiando diretamente 320 crianças.
Agora, com um aporte do programa Reconstrói RS (realizado pelo Instituto Ling em parceria com a Federasul e o Instituto Cultural Floresta) e patrocínio da Construtora Beralv, o projeto ganhou força e estrutura para ampliar seu alcance. A proposta é melhorar e expandir a infraestrutura das escolas, garantindo 361 novas vagas já para o ano letivo de 2026 e contribuindo para reduzir a demanda reprimida por educação infantil na cidade.
Além das obras e reformas, o Projeto Aurora também investe em ações de capacitação e formação continuada de profissionais, criando ambientes mais seguros, acolhedores e estimulantes para as crianças.
Sobre a Alma Mater
A Alma Mater é uma rede de apoio a maternidade e primeira infância, que atua através de projetos de saúde e educação. Criada em 2006, a Associação vinha mantendo projetos com foco na saúde de bebês e mamães. Com o passar dos anos, ampliou seu campo de atuação, estendendo seu trabalho a outras instituições da rede pública de saúde (SUS) em Porto Alegre.
Em 2024, diante dos impactos causados pelas enchentes de maio, a Instituição expandiu seu compromisso com a primeira infância também para o campo da educação. Atuou diretamente em escolas afetadas, promovendo reformas emergenciais e fornecendo materiais pedagógicos para garantir o retorno às atividades escolares com segurança e qualidade. A Associação faz parte do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, possuindo cadeira ativa na Comissão de Políticas Públicas e Comissão de Finanças, tem estabelecido Termos de Parceria via Funcriança e Emendas Parlamentares. Também é beneficiada pelo programa Nota Fiscal Gaúcha e Troco Amigo Panvel. Já beneficiou mais de 4 mil famílias durante seu tempo de atuação.
Para mais informações, parcerias ou apoio institucional:
[email protected]
Instagram: @almamaterbrasil