“O Brasil tem jeito” é o tema do Fórum da Liberdade 2026

“O Brasil tem jeito” é o tema do Fórum da Liberdade 2026

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

O Instituto de Estudos Empresariais (IEE) está divulgando o tema do Fórum da Liberdade 2026: “O Brasil tem jeito”. O evento, em sua 39ª edição e conhecido como o maior palco de debates da América Latina, será realizado em 9 e 10 de abril do ano que vem, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. Já o almoço de abertura está marcado para 8 de abril.

O tema do próximo Fórum da Liberdade foi apresentado no tradicional Colóquio que antecipa cada edição do evento, na segunda-feira (24). Neste ano, o 11º Colóquio Fórum da Liberdade ocorreu no Auditório da Fundação Iberê Camargo e contou com a participação do cientista político e professor do Insper Fernando Schüler; do economista, mestre em Ciências Sociais e sócio-fundador do instituto de pesquisa IDEIA Mauricio Moura; e do mestre em Economia e CEO da Bateleur Fernando Marchet.

A força do tema do evento está na sua ambiguidade. O “tem jeito” pode ser analisado de duas formas: a convicção de que o Brasil pode dar certo e o conjunto de características que formam o jeito de ser brasileiro.

Ao mesmo tempo em que reconhecemos as virtudes do povo brasileiro – é trabalhador, criativo, resiliente e capaz de transformar escassez em solução –, também precisamos reconhecer seus vícios – personalista, patrimonialista, corporativista, entre outros “istas”, que podem ser condensados no “jeitinho brasileiro” de fazer as coisas.

“Entre virtudes que nos impulsionam e vícios que nos desviam, o Fórum da Liberdade 2026 propõe uma reflexão sobre as nossas raízes culturais e os desafios que nos mantêm aquém do nosso potencial. O tema do Fórum não se restringe a quem somos, mas a que país queremos ser e qual é, de fato, o jeito para que o Brasil dê certo”, afirma o presidente do IEE, Tiago Dinon Carpenedo.

O cenário que se apresenta hoje, no Brasil, vem na esteira de crises históricas, como crescimento instável, educação de baixa qualidade e violência onipresente. Mais recentemente, se somaram os ataques à liberdade de expressão e ao Estado de Direito e uma crise institucional aguda.

Para que o Brasil tenha jeito, é indispensável que haja uma reconexão da população com os nossos verdadeiros valores, utilizando-nos do melhor que há do jeito brasileiro. Se queremos prosperar, o jeito característico do brasileiro precisa ser utilizado para empreender e criar, e não para enganar e transgredir. Precisamos reafirmar com convicção as virtudes que nos impulsionam e encarar com lucidez os vícios que nos imobilizam, recuperando a confiança como brasileiros e como país.

O Fórum da Liberdade 2026 propõe uma reflexão de fôlego: quais as causas-raiz dos nossos desafios e quais oportunidades estão ao nosso alcance, a fim de nos transformarmos no país do futuro que chegará? A questão será debatida em busca dos melhores caminhos para um país que, sim, tem jeito.

 

Sobre o IEE

O IEE é uma instituição civil sem fins lucrativos ou compromissos político-partidários, fundada em Porto Alegre em 1984 e que organiza o Fórum da Liberdade anualmente. O Instituto tem como objetivo incentivar e preparar novas lideranças, com base nos conceitos de livre iniciativa e liberdades individuais.

Uma das principais atribuições do IEE é a formação de lideranças com capacidade empreendedora. Nesse sentido, estimula o debate e a troca de experiências entre os seus associados para que desempenhem suas funções na sociedade de forma ética e planejada, com persistência e motivação para conquista do sucesso em suas áreas de atuação.