O calendário do próximo ano deve impulsionar o setor de turismo. Nordeste, Rio de Janeiro, Pantanal, México, Chile, Colômbia, além dos roteiros dentro do RS despontam como tendências para os gaúchos que pretendem viajar nas folgas prolongadas
Em 2026, o calendário será especialmente favorável aos viajantes: dos dez feriados nacionais, sete cairão em sextas ou segundas-feiras. A sequência de folgas prolongadas promete movimentar o setor turístico em todo o país, impulsionando viagens curtas e médias.
A avaliação é da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (ABAV-RS) , que aponta algumas tendências de destinos nacionais e internacionais para o próximo ano. Com a expectativa promissora para o turismo doméstico e internacional, a entidade também recomenda planejamento antecipado para garantir melhores tarifas e disponibilidade, aproveitando todo o potencial dos feriadões.
Destinos que devem se destacar:
A vice-presidente administrativa da entidade, Chay Amorim , acredita que os viajantes brasileiros irão priorizar destinos nacionais já consolidados, mas com novas experiências. No caso de viagens internacionais, os feriadões deverão estimular rotas mais próximas e com boa conectividade aérea. Confira abaixo alguns locais que lideram o interesse do público das agências de viagens gaúchas.
Nacionais:
* Nordeste – Resorts e hotéis boutique em destinos como Porto de Galinhas, Maceió e Praia do Forte seguem como tendência forte, especialmente para quem busca descanso e conforto.
* Rio de Janeiro – Ideal para viagens curtas que combinam cultura, gastronomia e paisagens icônicas.
* Pantanal e Bonito (MS) – Experiências de ecoturismo, contato com a natureza e atividades ao ar livre ganham cada vez mais adeptos.
Internacionais:
* México – Rotas como Cancún e Riviera Maya continuam entre as preferidas por quem busca praias, cultura e boa infraestrutura.
* Chile – Perfeito para quem deseja natureza, vinhos e escapadas rápidas para cidades como Santiago e Valparaíso.
* Colômbia – Bogotá, Cartagena e Medellín estão entre os destinos mais procurados por viajantes que buscam boa gastronomia, história e experiências autênticas.
Viagens dentro do RS também devem ganhar força
A ABAV-RS destaca que os feriadões prolongados serão excelentes oportunidades para circular dentro do próprio estado. Para quem busca deslocamentos mais curtos, preços acessíveis e experiências autênticas, o Rio Grande do Sul oferece uma diversidade de roteiros que atendem todos os estilos de viajantes.
Com malha aérea e rodoviária operante e segura, setor gastronômico e hoteleiro preparado para a alta temporada e uma variedade de atrações culturais e naturais, o estado se consolida como alternativa estratégica para 2026, contando inclusive com diversos programas da Secretaria de Turismo do RS, incentivando agentes e turistas a aproveitarem cada vez mais o potencial dos destinos regionais.
Destinos gaúchos em destaque:
* Serra Gaúcha – Região mais visitada do estado, abriga cidades consagradas como Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves e Garibaldi. Atrações incluem a forte presença das culturas alemã e italiana, gastronomia marcante, eventos de grande porte (especialmente na Páscoa e no Natal) e experiências enoturísticas como o Vale dos Vinhedos.
* Costa Doce – Destino perfeito para quem busca tranquilidade, natureza e atividades ao ar livre. Ideal para quem gosta de ecoturismo e aventura. O destaque fica para o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, em Tavares, referência internacional na conservação de aves migratórias em meio a dunas, banhados e lagoas de grande beleza natural.
* Vale do Taquari – Em ascensão como importante polo turístico gaúcho, impulsionado pelo Cristo Protetor, em Encantado, a região reúne turismo rural, vinícolas, paisagens naturais, experiências gastronômicas, atividades ao ar livre e a temporada de passeios do Trem dos Vales.
* Salto do Yucumã – Localizado no Parque Estadual do Turvo, no Noroeste do estado, o Salto do Yucumã é considerado o maior salto longitudinal do mundo, com 1.800 metros de extensão. A força das águas do Rio Uruguai e a exuberância da mata ao redor impressionam os visitantes.
A importância de viajar com suporte profissional
Com a expectativa de maior circulação de turistas, cresce também a preocupação com a disputa por passagens, hospedagens e serviços. A ABAV-RS ressalta que o papel do agente de viagens é ainda mais relevante em períodos de alta demanda.
O presidente da entidade, João Augusto Machado , reforça que o planejamento antecipado nem sempre requer compra antecipada, mas ao menos possibilita tempo hábil para encontrar as melhores cotações e ofertas, principalmente de passagens aéreas. “Sempre recomendo que procurem suas agências de viagem o quanto antes, pois ao expor suas expectativas com relação a datas, possíveis destinos, estilos de passeios e outras necessidades específicas dos viajantes o agente já coloca imediatamente no seu radar e pode monitorar as melhores opções ”, afirma.
“O diferencial é o atendimento próximo, o suporte antes e durante a viagem e a busca constante pelas melhores opções e condições. A expertise sobre o mercado como um todo garante que o viajante faça escolhas mais assertivas, economize tempo e evite transtornos”, complementa Chay.
Feriados para colocar no calendário em 2026:
1º de janeiro (quinta-feira) – Confraternização Universal
16 e 17 fevereiro (segunda e terça) – Carnaval
3 de abril (sexta-feira)- Sexta-feira Santa
21 de abril (terça-feira) – Tiradentes
1º de maio (sexta-feira) – Dia dos Trabalhadores
4 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi (ponto facultativo)
7 de setembro (segunda-feira) – Independência do Brasil
12 de outubro (segunda-feira) – Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro (segunda-feira) – Dia de Finados
20 de novembro (sexta-feira) – Dia da Consciência Negra
25 de dezembro (sexta-feira) – Natal
Sobre a ABAV-RS
A Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (ABAV-RS) atingiu seu número recorde de 212 empresas associadas. A entidade regional integra o sistema ABAV Nacional e representa as agências de viagens do Estado, atuando há mais de seis décadas na defesa do setor, na promoção de qualificação profissional e na articulação de políticas públicas e institucionais voltadas ao desenvolvimento do turismo. Mais informações em https://www.abavrs.com.br/.



