Férias no Uruguai: um roteiro entre cultura, gastronomia, esportes e natureza

Férias no Uruguai: um roteiro entre cultura, gastronomia, esportes e natureza

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Um país elegante e surpreendente, o Uruguai é um destino emocionante para as férias de verão na América do Sul. Fácil de percorrer e com distâncias curtas, o país oferece experiências para todos os gostos. Em um só roteiro, é possível combinar história, esportes, arte, gastronomia e paisagens naturais e urbanas que convivem lado a lado.

A capital, Montevidéu, ganha ainda mais protagonismo em um ano marcado pelo Mundial. A capital uruguaia tem uma relação profunda com o futebol e os esportes, elemento central de sua identidade cultural. Essa história pode ser vivida de perto no Museo del Fútbol, localizado no Estádio Centenário, único estádio declarado Patrimônio Mundial pela FIFA. O espaço reúne troféus, camisas históricas, documentos e memórias que ajudam a entender por que o Uruguai ocupa um lugar tão simbólico na história do esporte. Há também uma saborosa opção gastronômica por lá, o 1930 Bar, que tem cardápio com tradicional comida uruguaia e pátio com parrillas.

Estádio Centenário tem visitas guiadas, museu e bar com cardápio uruguaio | Foto: Ministério do Turismo do Uruguai

Além do esporte, Montevidéu convida a explorar sua cultura: as diversas livrarias que convidam a ler e tomar um café, assim como museus, feiras de rua, como a tradicional Tristán Narvaja, revelam hábitos locais, sabores e objetos curiosos. Bares históricos e cafés centenários completam o passeio pela cidade, que também mostra um lado contemporâneo e cosmopolita ao entardecer. O rooftop do Edifício Salvo, ícone arquitetônico da capital, tem uma das vistas mais emblemáticas do Centro, enquanto o bar no topo do Hotel Montevideo reforça a cena urbana sofisticada, com coquetelaria criativa e clima atual.

Durante as férias, a cidade aposta ainda em uma programação cultural diferenciada e acessível. O Cine en el Botánico transforma o Jardim Botânico em uma sala de cinema a céu aberto, com exibições noturnas de ficções e documentários recentes do audiovisual uruguaio. Com entrada gratuita, o ciclo reúne obras premiadas neste mês de janeiro e promove encontros entre realizadores e público, em um dos cenários naturais mais emblemáticos da capital.

Seguindo pela costa, Punta del Este revela uma fase de novos restaurantes, com propostas autorais e foco em produtos locais, e mantém atrações que agradam diferentes perfis de viajantes. Para famílias, existem propostas que unem natureza, gastronomia e atividades ao ar livre.

A integração entre arte e paisagem é um dos pontos altos. O Museo de Arte Contemporáneo Atchugarry (MACA) impressiona pela arquitetura e pelo acervo, enquanto o Arboretum Lussich convida a caminhadas entre trilhas e mirantes. O Jardim Japonês de Punta del Este oferece um momento de contemplação e equilíbrio, e Casapueblo, além do tradicional pôr do sol, abriga uma galeria de arte que aprofunda o contato com a obra e o universo criativo de Carlos Páez Vilaró.

 

Pôr do sol na Casapueblo | Foto: Alexis Noquet

 

Mais a oeste, Colonia del Sacramento convida a desacelerar. Pedalar pelas ruas de pedra do bairro histórico, patrimônio mundial da Unesco, é uma das formas mais agradáveis de explorar a cidade. O pôr do sol às margens do Rio da Prata transforma a orla em um cenário romântico, complementado por cafés charmosos, pequenos restaurantes e vinhos locais.

E para quem busca um Uruguai mais calmo, Cabo Polonio é um convite ao essencial. Entre dunas, sem ruas asfaltadas e cercado por natureza praticamente intocada, o vilarejo oferece uma experiência de desconexão, com lobos marinhos, praias oceânicas e noites silenciosas sob um céu estrelado.

Entre cidades com arquitetura variada , balneários cheios de charme, vilas históricas e refúgios naturais, o Uruguai se consolida como um destino seguro para as férias, ideal para quem valoriza cultura, boa mesa, paisagens marcantes e experiências que permanecem na memória muito depois da viagem.

Benefícios para turistas brasileiros

Durante as férias, viajantes estrangeiros contam com vantagens que tornam a viagem ainda mais atrativa:

  • IVA zero em hotelaria e gastronomia pagos com cartão internacional;
  • Devolução de IVA no aluguel de carros;
  • Tax-free em compras realizadas em lojas credenciadas.

Os benefícios reforçam a excelente relação custo-benefício do país e ampliam o conforto de quem escolhe o Uruguai para as férias. https://uruguaynatural.com/pt/uruguaysorprende/