Arquirrival de Evo Morales, ex-presidente e candidato nas últimas eleições da Bolívia, Tuto Quiroga estará no Fórum da Liberdade 2026

Arquirrival de Evo Morales, ex-presidente e candidato nas últimas eleições da Bolívia, Tuto Quiroga estará no Fórum da Liberdade 2026

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

A 39ª edição do Fórum da Liberdade, que ocorrerá em Porto Alegre nos dias 9 e 10 de abril de 2026, tem mais um palestrante confirmado: o engenheiro industrial e político liberal boliviano Jorge Fernando “Tuto” Quiroga Ramírez. Conhecido por ser o arquirrival do ex-presidente de esquerda Evo Morales, Tuto Quiroga ficou em segundo lugar na recente eleição presidencial na Bolívia, perdendo para Rodrigo Paz, de centro-direita. Quiroga já havia governado o país entre 2001 e 2002, quando assumiu o posto por ser o vice de Hugo Bánzer, presidente que faleceu durante o mandato. As inscrições para o Fórum da Liberdade podem ser feitas neste link.

O Instituto de Estudos Empresariais (IEE), que organiza o evento, já confirmou a presença de palestrantes como o diretor-executivo da Sociedade Internacional Churchill, Adam Howard; o humorista Claudio Manoel; o mestre em ciência política Lucas de Aragão; a economista Deirdre McCloskey; o escritor Denis Rosenfield; o empresário Jorge Gerdau Johannpeter; e o presidente da Foundation for Economic Education, Diogo Costa.

Formado em engenharia pela Universidade do Texas A&M (EUA) e com mestrado em Administração de Empresas na Universidade de St. Edwards (Texas), Quiroga, hoje com 65 anos, teve parte de sua trajetória vivida em solo americano, para onde foi após concluir o Ensino Médio. Nos Estados Unidos, trabalhou como engenheiro de sistemas na multinacional IBM. Voltou à Bolívia em 1988, onde atuou nos setores bancário e de mineração.

Nas últimas eleições, a campanha de Quiroga previa medidas duras, caso fosse eleito. Entre elas, eliminação de impostos sobre investimento estrangeiro, corte de subsídios aos combustíveis, pedido de empréstimo ao Fundo Monetário Internacional, corte de gastos públicos e fechamento de estatais deficitárias.

Adversário derrotado por Morales em 2005, quando o político de esquerda alcançou o poder pela primeira vez, Quiroga usou o Brasil durante a campanha eleitoral de 2025 para fazer uma referência crítica ao governo boliviano de Luis Arce, que é do mesmo partido de seu arquirrival. “É fato que estamos exportando mais cocaína por meio do Brasil do que gás”, afirmou, em entrevista à Folha de S.Paulo em 19 de agosto. Em relação a Morales, sempre usa expressões extremamente críticas. Certa vez, classificou o ex-presidente como “depravado, fraudulento e covarde”.

“O Brasil tem jeito” é o tema do evento

O tema da 39ª edição do Fórum da Liberdade será “O Brasil tem jeito”. A força do título está justamente na sua ambiguidade, propondo-se a analisar o “tem jeito” de duas formas: a convicção de que o Brasil pode dar certo e o conjunto de características que formam o jeito de ser brasileiro.

Ao mesmo tempo em que o povo brasileiro apresenta muitas virtudes – é trabalhador, criativo, resiliente e capaz de transformar escassez em solução –, também é preciso reconhecer seus vícios – personalista, patrimonialista, corporativista, entre outros “istas”, que podem ser condensados no “jeitinho brasileiro” de fazer as coisas.

Entre virtudes que nos impulsionam e vícios que nos desviam, o Fórum da Liberdade 2026 propõe uma reflexão sobre as raízes culturais do Brasil, os desafios que mantêm o país aquém do seu potencial e as oportunidades para converter nossa energia em prosperidade real. O título que norteia o evento não se restringe a quem somos, e sim qual Brasil queremos ser e qual é, de fato, o jeito para que o Brasil dê certo.

O Fórum da Liberdade é o maior palco de debates de ideias da América Latina, e trata de temas atuais em campos como economia, política e geopolítica, sempre na defesa das liberdades. Em sua edição de 2025, atingiu o recorde de público de 6,7 mil inscritos no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. Mais de 70 palestrantes participaram da mais recente edição do Fórum da Liberdade, divididos em três palcos diferentes.

 

Sobre o IEE

O IEE é uma instituição civil sem fins lucrativos ou compromissos político-partidários, fundada em Porto Alegre em 1984 e que organiza o Fórum da Liberdade anualmente. O Instituto tem como objetivo incentivar e preparar novas lideranças, com base nos conceitos de livre iniciativa e liberdades individuais.

Uma das principais atribuições do IEE é a formação de lideranças com capacidade empreendedora. Nesse sentido, estimula o debate e a troca de experiências entre os seus associados para que desempenhem suas funções na sociedade de forma ética e planejada, com persistência e motivação para conquista do sucesso em suas áreas de atuação.