O jogo está virando, vem ai o aquecimento do mercado de trabalho – Como esta seu networking? | Por Monica Rizzatti

O jogo está virando, vem ai o aquecimento do mercado de trabalho – Como esta seu networking? | Por Monica Rizzatti

Fico feliz em começar um artigo falando de boas perspectivas!

Passados os anos de 2015 e 1016 onde o susto foi grande para muitas empresas e consequentemente profissionais, estou percebendo uma grande virada desde o primeiro semestre do ano. O mercado de trabalho vem aquecendo desde março de 2017. Empresas voltando a contratar, muitos bons profissionais que estavam em busca de recolocação, estão agora retomando otimistas para empresas, com mais garra e determinação. Por um lado foi um susto para aqueles que buscavam empregabilidade, pois agora precisam fazer o seu melhor para segurar a vaga, já que estiveram tanto tempo fora desse mercado. Por outro lado, as empresas estão podendo reter seus talentos, já que recrutar e treinar, gera maior custo.

Claro que as contratações estão acontecendo em ritmo moderado e seletivo e quem busca uma recolocação profissional precisará ter paciência e flexibilidade. As empresas continuarão buscando a redução de custos e focarão na qualidade do quadro de funcionários para garantir competitividade quando o cenário melhor chegar.

 

Muitos profissionais, sem ter um capital para investir, antes contavam com seu networking e a cada ano que passava o mercado de trabalho se tornava mais competitivo. No entanto, hoje, o que se vê são muitas pessoas agindo de maneira equivocada ao estabelecer contatos. É importante entender que o networking é uma via de mão única, devendo ser visto como uma maneira de estreitar relações, de acesso a oportunidades e outros quesitos.

Nesse contexto, o networking hoje vai muito além do que manter uma rede de contatos ativa, é estar em contato diariamente, saber dos eventos que acontecem, receber e indicar, compartilhar, obtendo contatos de qualidade não de quantidade. A empregabilidade e o networking constrói estruturas que servirão de modelo para profissionais que buscam desenvolvimento em sua carreira e para empresas que desejam conhecer e estabelecer uma rede de relacionamentos de maneira produtiva e positiva.

 

Diante disso, percebo dois cenários para nosso momento. Se o mercado está aquecendo e você ainda não encontrou a empresa certa, o que está fazendo para gerar mais resultado, ou, se você conseguiu passar pela crise e agora está empregado, pense no que está trazendo de resultado para que a empresa retenha esse teu talento.

Related Posts

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: