Vinícola de Pinto Bandeira comemora uma das melhores safras da década | Por Edith Auler

Vinícola de Pinto Bandeira comemora uma das melhores safras da década | Por Edith Auler

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Don Giovanni prevê vinhos e espumantes de excelente qualidade

A safra de uvas de 2018 na vinícola Don Giovanni, em Pinto Bandeira (RS) está sendo considerada entre as melhores de toda a sua história. A partir de um ciclo bem equilibrado e fatores climáticos favoráveis, as variedades de uvas tiveram uma maturação que irá revelar ainda mais a expressão de aromas e sabores aos vinhos. “Presenciamos uma das melhores safras dos últimos tempos! Com certeza teremos grandes vinhos e espumantes. O inverno foi ameno, acompanhado de um ciclo bem equilibrado. As temperaturas e pluviosidade moderada também ajudaram”, explica Maciel Ampese, enólogo responsável na DG.

Ainda de acordo com ele, a maturação das uvas foi mais lenta, mas muito mais completa. “Na safra de 2018, tivemos uma produtividade menor. Cerca de 30% a menos. Porém, colhemos uvas mais maduras, com maior expressão de aromas e sabores, sem perder o frescor e a fineza”.

Manejo Biodinâmico e Terroir

O terroir de Pinto Bandeira vem chamando a atenção no mundo dos vinhos, pela sua expressividade e características únicas e especiais conferidas à produção. A qualidade está na essência desta região, que tem no seu DNA, um grande potencial como produtor de espumantes. Unido a este cenário, há quatro anos a vinícola  Don Giovanni iniciou, de forma gradual, os trabalhos de conversão de seus vinhedos para o manejo biodinâmico. A empresa avança a cada ano, buscando atingir a transição dos 14 hectares de vinhedos. “Podemos dizer que conseguimos uma maior expressão das nuances dessa safra, com maior profundidade nos aromas e sabores. Percebemos um vigor mais moderado e uma maior biodiversidade e vitalidade, nos vinhedos onde o manejo biodinâmico já foi implementado”, avalia Maciel.

O diretor da vinícola Don Giovanni, Daniel Panizzi, também está bastante otimista com o avanço da conversão dos vinhedos. “Seguimos, ano a ano, trabalhando nossa vinha de forma mais sustentável e equilibrada, diminuindo, gradativamente, os defensivos que agridem a harmonia do ecossistema. Queremos cada vez mais entender a dinâmica natural de cada quadra”, enfatiza Panizzi.

Na safra 2018 foram colhidas 40 mil quilos de chardonnay, 25 mil quilos de Pinot Noir 10 mil quilos de Merlot, cinco mil quilos de Ancellota. E ainda outros cinco mil de Cabernet Franc, todas as variedades de produção própria.

Lançamentos

A vinícola Don Giovanni programa novos lançamentos para 2018. Entre eles, o espumante Don Giovanni Blanc de Blanc Brut 750mL (24 meses) e o espumante Don Giovanni Blanc de Noir Brut 750mL (24 meses). A empresa deve ainda se dedicar à produção dos Vinhos Don Giovanni Pinot Noir 750mL (2017) e Don Giovanni Rosé.

Sobre a Don Giovanni

A Don Giovanni é um complexo que reúne vinhedos, vinícola, varejo de vinhos, pousada e restaurante. Mantém uma produção média de 120 mil garrafas ano. Está localizada em Pinto Bandeira (RS), a 12 km do centro de Bento Gonçalves na rodovia VRS 805, num dos pontos mais altos do município (720m). É cercada por montanhas, onde prevalecem plantações e florestas nativas. Proprietários da vinícola, a família Giovannini é uma das poucas no RS, cuja quarta geração continua a produzir vinhos e espumantes, unindo tradição e qualidade.

A pousada junto à vinícola possui sete apartamentos, num casarão construído em 1930, mantendo na decoração, características originais da colonização italiana. Aqueles que optarem por maior privacidade, podem contar com uma charmosa cabana localizada em meio aos vinhedos. O restaurante da Don Giovanni possui capacidade para 50 pessoas, atendendo a hóspedes e grupos, mediante a reservas. Grande parte do que é oferecido no cardápio, como temperos, legumes e hortaliças é produzidos na propriedade.

Serviço

Don Giovanni
VRS 805 – Linha Amadeu (28) – Km 12
Pinto Bandeira – RS
Fones: + 55 (54) 3455.6293 e 3455.6294
www.dongiovanni.com.br Horário de visitação, degustação e varejo:
Diariamente: 9:00 às 11:30 – 13:00 às 16:00
Sábados: 9:00 às 17:30  Domingos e Feriados: 9:00 às 13:00.

Don Giovanni nas Redes Sociais No Instagram @vinicoladongiovanni no Facebook Vinícola Don Giovanni

Posts Relacionados

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: