Unicred Porto Alegre e Projeto Pescar: uma parceria de sucesso na orientação para o mercado de trabalho e para a vida

Unicred Porto Alegre e Projeto Pescar: uma parceria de sucesso na orientação para o mercado de trabalho e para a vida

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Há 10 anos, a Instituição financeira cooperativa vem promovendo a qualificação de jovens em situação de vulnerabilidade social

Oportunizar a construção de um futuro melhor por meio daeducação e do trabalho e promover oportunidades de desenvolvimento pessoal,cidadania e iniciação profissional para jovens em situação de vulnerabilidadesocial, são alguns dos objetivos do Projeto Pescar. Parceira nesta caminhada, aUnicred Porto Alegre comemorou, nesta quarta-feira (4/12), a formatura dadécima turma do Pescar.

Com o curso “IniciaçãoProfissional em Serviços Administrativos”, a cooperativa qualificou este ano os futuros profissionais. Jovens que têm entre 16e 19 anos aprenderam conteúdos voltados para as áreas técnica e de formação dacidadania. Os primeiros seis meses do curso foram de aulas com voluntáriosespecializados nos temas e os últimos meses de vivências nas agências e áreas dainstituição, onde a teoria vira prática. O próximo curso na Unicred PortoAlegre terá início em 17 de fevereiro de 2020.

A cooperativa jácapacitou 151 jovens desde sua primeira turma, iniciada em 2009, semprereforçando o propósito de acreditar que o cooperativismo constrói felicidade epromove vidas. “Cento e cinquenta e um corações passaram por aqui durante estaúltima década. Foram muitas vivências, expectativas e sonhos, cada um com seujeito, e a gente chega à conclusão de que quem aprende mais com tudo isso é aprópria instituição”, afirmou o presidente da Unicred Porto Alegre, Dr. JoséCesar Boeira.

Hoje, à frente dagerência do Instituto Unicred, Nara Lopes Santos, paraninfa deste ano relembraseus oitos anos como educadora social na unidade. “Aprendi a amar o projeto eagradeço pelos anos de convívio com todas as turmas. Destaco o envolvimento daAdelaide Chicomo, como atual educadora, pois fazemos com que todos enxerguem oseu potencial, a sua capacidade de buscar os seus objetivos e é isso que ficade mais importante nesses anos de parceria”.

Também paraninfo e, visivelmente emocionado, por ter participadoda orientação dos jovens do Pescar nas 10 turmas formadas pela cooperativa,Luciano Martins, apelou para que os jovens jamais desistam. “Nós fazemosescolhas todos os dias. Com conhecimento, nossas escolhas serão melhores.Tenham a certeza de que todos somos capazes de atingir nossos objetivos, diantedas piores adversidades. Por isto, não desistam nunca”, recomendou.

Para o diretor-geral da Unicred Porto Alegre, João BatistaLoredo de Souza, a parceria com o Pescar é uma das ações de ResponsabilidadeSocial da cooperativa que mais emociona a todos que realizam este trabalho. “Aoconvivermos com estes jovens, percebemos o quanto é transformador este projeto.Com ele, conseguimos transformar a vida de mais de 150 jovens nestes 10 anos,sem contar as mudanças que ocorrem também no âmbito de seus familiares, pessoasque também se modificam com as orientações e ensinamentos que seus filhos recebeme levam para dentro de suas casas. E conclui:“Lhes foi dada uma oportunidade de ultrapassar barreiras, se preparando paraenfrentar não só o mercado de trabalho, mas a vida. A fase de crescimentocontinua, permaneçam firmes em busca de seus sonhos.”

Já a articuladora do Projeto Pescar na Unicred Porto Alegre,Rejania Guido Dias, fez uma apresentação final onde lembrou que, passado operíodo de curso, os “Pescadinhos” não são mais os mesmos. “Ganharam confiançae paixão pela vida e agora podem seguir como protagonistas de suas própriasvidas”.

Prestigiaram o evento: Dr. Leo Airton Trombka, idealizador do Projeto Pescar na Unicred Porto Alegre; o sócio fundador da cooperativa, Dr. Osvaldo Carlos dos Santos; o presidente do Sistema Unicred RS, Dr. Paulo Abreu Barcellos; o vice-presidente da Unicred Porto Alegre, Dr. João Vicente Bassols, a diretora de negócios e o diretor administrativo-financeiro da Unicred Porto Alegre, Maria Zelia Höhn e Edio Jahnel, representantes da Fundação Projeto Pescar, voluntários, familiares, entre outros convidados.

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: