Evento lúdico se transforma em livro infantil que destaca a importância de brincar longe das telas

Evento lúdico se transforma em livro infantil que destaca a importância de brincar longe das telas

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Paradouro Kids – O Livro chega gratuitamente ao público em versão digital neste 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil. A publicação traz uma linguagem simples e de fácil compreensão, com rimas, para incentivar a leitura na fase inicial da alfabetização, e conta com recursos de acessibilidade que incluem audiodescrição e Libras

Evento lúdico criado em 2019 pela produtora gaúcha Blue Show para estimular a imaginação e a interação entre as crianças, o Paradouro Kids agora também ganha uma versão em livro. A publicação infantil, escrita pela autora Daniela Brusco, com ilustrações de Gabriela Molinaro, destaca a importância de brincar longe das telas, interagindo com outras crianças, e traz uma linguagem simples e de fácil compreensão, com rimas, para incentivar a leitura na fase inicial da alfabetização.

A novidade foi lançada gratuitamente neste 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil, em versão digital no site www.paradourokids.com.br, com recursos de acessibilidade que incluem audiodescrição e Libras (Língua Brasileira de Sinais), além de atividades divertidas, como desenhos para colorir, jogo de memória e caça-palavras.

Além da versão disponível para o público, foram distribuídas 850 cópias do livro, em formato impresso, para alunos da segunda série de escolas da rede municipal e estadual das cidades de Gramado, Canela e São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha.

Paradouro Kids – O Livro conta a história de três crianças que foram perdendo a sua cor após passarem muito tempo em frente às telas, sem interagir umas com as outras. Até que seus brinquedos – o Unicórnio, a Bailarina, o Dinossauro e o Astronauta – decidem fazer algo para mudar essa situação, encontrando maneiras de chamar a atenção da garotada. Quando os pequenos voltam a brincar entre si, recuperam a convivência e o colorido da infância.

Indicado principalmente para crianças entre 4 e 8 anos de idade, que possam criar o hábito de leitura a partir dos pais ou na fase inicial de alfabetização, o livro também reforça a importância do contato com a leitura logo nos primeiros anos. “Sabe-se da grande importância da leitura em qualquer fase da vida, pois ela é uma das formas de que dispomos para a interação com o ambiente em que estamos inseridos e para a nossa compreensão do mundo. A literatura desperta diferentes habilidades nas crianças, como a linguagem, a ampliação de vocabulário, a criatividade e a descoberta do mundo imaginário”, explica a autora.

Desenvolvida durante a pandemia, a obra foi idealizada pelo empresário e produtor cultural Alexandre Rangel: “Foi uma maneira que encontramos de levar a alegria do projeto para o Brasil inteiro. Agora, as crianças não precisam esperar ter um evento do Paradouro Kids para brincar. Elas podem interagir com o livro sempre, em qualquer momento do dia, seja na escola, em casa ou com os amigos”.

A produção da obra foi viabilizada com financiamento do PRÓ-CULTURA, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Lei 13.490/2010, com patrocínio de Deutschips e Vitivinícola Jolimont.

Sobre a autora
Natural de Sananduva, no Rio Grande do Sul, Daniela Tartari Brusco é produtora cultural, editora e no ano de 2018 lançou-se no universo da literatura infantil, com a publicação da Coleção AEIOU. Depois, vieram Os Guardiões das Araucárias e a adaptação do livro A Rosa kaingang, todos publicados pela Editora Bichinho. Criar histórias infantis e dar vida a elas através dos livros, tornou-se sua grande paixão e sua nova profissão.

Sobre a ilustradora
Gabriela Molinaro é paulista e sempre teve uma relação íntima com arte e tudo que envolvesse criatividade. Apaixonada por livros ilustrados desde a infância, começou a estudar desenho na adolescência e formou-se em Design Gráfico pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo em 2018. Hoje, dar vida a novos personagens e histórias tornou-se sua profissão.

Sobre o evento Paradouro Kids
Idealizado pela Blue Show, o projeto itinerante surgiu em 2019, na cidade de Canela, no Rio Grande do Sul, unindo um espaço e uma programação totalmente dedicados ao público infantil. Com uma estrutura modular e sustentável, que pode ser desmontada, reciclada e transportada para diferentes ambientes, o Paradouro Kids reúne brinquedos modernos e interativos e realiza oficinas de slime e diversas outras atividades que vão da distribuição de balões à pintura facial, fazendo a alegria das crianças! A iniciativa também estimula a imaginação e a criatividade relembrando brincadeiras antigas, como amarelinha, cabo de guerra, batata-quente, corrida de saco, dança da cadeira, morto-vivo, pular corda e caça ao tesouro, além de morceguinho-morcegão. Com um lounge também pensado para os pais aguardarem ou brincarem com seus filhos, o Paradouro Kids é atração para a família toda!

SERVIÇO – LITERATURA INFANTIL

Paradouro Kids – O Livro
Escrito pela autora Daniela Brusco, com ilustrações de Gabriela Molinaro
Lançado pela produtora Blue Show, com edição da Bichinho Editora
40 páginas
Disponível gratuitamente no site www.paradourokids.com.br, com recursos de acessibilidade que incluem uma janela de Libras e audiodescrição, além de atividades divertidas, como desenhos para colorir, jogo de memória e caça-palavras

Leave a Reply