Estado projeta edital com recursos para munícipios atingidos pela estiagem perfurarem poços artesianos

Estado projeta edital com recursos para munícipios atingidos pela estiagem perfurarem poços artesianos

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Em reunião com representantes da Granpal, secretário Giovani Feltes anunciou que iniciativa será publicada em até 10 dias liberando recursos

Porto Alegre, janeiro de 2023 – Em até 10 dias, o governo do Estado vai publicar um edital liberando uma verba com valor entre R$ 120 mil a 130 mil, por cidade que se habilitar, para a perfuração de poços nos municípios atingidos. Foi o que representantes da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) escutaram do Secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes em reunião sobre o cenário atual da longa estiagem que atinge o Rio Grande do Sul, em especial na Região Metropolitana.

Conforme a associação, a estiagem já traz estragos à área produtora da Região Metropolitana de Porto Alegre, acumulando um prejuízo que supera os R$ 200 milhões. Segundo Rodrigo Battistella, presidente da associação, a informação do secretário Feltes para grupo que esteve no encontro, entre eles os prefeitos de Taquari, André Brito e de Glorinha, Paulo José Corrêa, além de secretários municipais de Agricultura, foi um alívio.

O secretário Feltes também relatou durante o encontro que vem mantendo conversas com técnicos do Banrisul, BRDE e Banco do Brasil para que possam apresentar alternativas financeiras aos agricultores atingidos. “Vamos ver o que de que forma poderemos ajudar, além do que o estado já vem contribuindo com alternativas de auxílio às áreas atingidas”, disse.

Depois dos relatos sobre o cenário da estiagem, os participantes ouviram do Secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, sobre a existência de um estudo para a implantação de um programa de irrigação estadual, ajudando a enfrentar cenários de falta de chuvas como o atual.

Conforme o Battistella, prejuízos nas lavouras variam entre 35% e 70%, dependendo da cultura. “Precisamos olhar para o nosso agricultor, em especial aquele que buscou financiamento bancário e agora amarga o prejuízo. A preocupação com a falta de chuva também atinge o rebanho bovino, que enfrenta também falta de pasto para sua alimentação”, enfatizou.

Leave a Reply