Artesanal Sul volta a Porto Alegre em março com mais de 50 expositores

Artesanal Sul volta a Porto Alegre em março com mais de 50 expositores

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Durante quatro dias, a feira reunirá artistas, artesãos, indústria e comércio no Centro de Eventos do BarraShoppingSul. São esperadas mais de 9 mil pessoas

Maior feira de artes manuais da região Sul do Brasil, a Artesanal Sul volta a Porto Alegre neste ano reunindo mais de 50 expositores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro no Centro de Eventos do BarraShoppingSul. De 13 a 16 de março, o público poderá aproveitar para adquirir diferentes materiais a preços promocionais, conferir em primeira mão os lançamentos do mercado e maneiras inspiradoras de utilizar os insumos, além de mapear novas tendências, participar de cursos de capacitação e ainda ver duas exposições inéditas que reúnem obras de mais de 60 artistas e artesãos do país.

Esta será a 11ª edição da Artesanal Sul na capital. A feira estreou por aqui em 2012 para unir indústria, comércio e ateliês, como um desdobramento local da conhecida Mega Artesanal, a mais importante da América Latina para o setor. Desde então, a edição gaúcha foi crescendo exponencialmente e se tornou referência em toda a região sul do país, já tendo recebido mais de 80 mil pessoas nessa última década, com público que vai muito além dos moradores de Porto Alegre e Região Metropolitana, já que cerca de 520 caravanas de diferentes cidades do Rio Grande do Sul e de outros Estados próximos já passaram pelo evento.

Somente neste ano, são esperadas mais de 9 mil pessoas no decorrer de toda a mostra, além de cerca de 60 excursões vindas de cidades da serra, do interior e do litoral gaúcho. Marcas e empresas importantes da indústria têxtil e de artes manuais estão confirmadas, como as grandes fabricantes catarinenses de fios para trabalhos manuais Círculo S/A e Fisher Fios, além de três empresas paulistas que são referência em seus segmentos: a Feltro Santa Fé, com novidades na área de feltros, a Cake Scrap Brasil, com materiais para a técnica do scrapbooking, e a Brother International Corporation do Brasil, apresentando os recursos de suas máquinas de costura e bordado.

Além de movimentar a área da economia criativa catalisando negócios em seus estandes e proporcionando diferentes conexões, que incentivam principalmente o empreendedorismo feminino, já que 70% do público participante é composto por mulheres, o evento também gera empregos e investimentos na região. Além dos quatro dias de feira, ainda são necessários outros três para erguer e um para desmontar a estrutura que ocupa os 2.200m² área do salão de eventos. Para isso, a WR São Paulo, empresa responsável pela realização da Artesanal Sul, conta com uma grande equipe de profissionais, somando mais de 1,1 mil prestadores de serviços contratados durante todo o período.

Os ingressos para a Artesanal Sul poderão ser adquiridos somente durante o evento, na bilheteria do Centro de Eventos do BarraShoppingSul, com preços de R$ 20 inteiro e R$ 10 para quem tem direito a meia-entrada. 

EXPOSIÇÕES
Quem visitar o espaço também poderá conhecer duas exposições mostras inéditas da WR ART Galeria, com curadoria de Paulo Mattos. A primeira é Sul em Sintonia: Conexões sem Fronteiras, que propõe uma imersão nas conexões culturais, interesses e contrastes de 17 artistas, destacando a riqueza e as diversidades da identidade sulista. A segunda é Artesãos II, inspirada no livro homônimo de Wander Mazotti, que convidou 58 artistas brasileiros para darem vida a diferentes personagens e personalidades do mundo. Por lá, será possível conferir retratos e representações de figuras como a cientista polonesa Marie Curie e os escritores brasileiros Machado de Assis e Pagu, recriados a partir de técnicas como pintura, bordado, tricô, crochê, feltragem e papietagem.