Companhia de Ópera do RS e Casa da Música celebram Laura de Souza em recital na Igreja Pia Chaves Barcellos

Companhia de Ópera do RS e Casa da Música celebram Laura de Souza em recital na Igreja Pia Chaves Barcellos

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

O concerto, que marca dois do falecimento de uma das cantoras líricas mais importantes do Rio Grande do Sul, ocorre no dia 7 de agosto, às 19h30

No dia 7 de agosto (quarta-feira), às 19h30, a Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS) e a Casa da Música apresentam “Recital para Laura de Souza”, no auditório da Igreja Pia Chaves Barcellos, com “Liederabend“, palavra alemã que designa uma “noite de lied” (apenas canção). Os ingressos custam R$50 (PIX ou dinheiro).

No repertório, composições de Clara e Robert Schumann, Franz Schuber e Richard Strauss, interpretados por Andiara Mumbach, Angela Diel, Clístenes Hafner, Eiko Senda e Roberto Moreira, que serão acompanhados pelos pianistas Fernando Rauber e Yuri Miorelli.

Cofundadora da CORS e professora da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e da Casa da Música, Laura morreu no dia 30 de julho de 2022, aos 64 anos, em razão de um câncer. Formada em piano pelo Instituto de Artes da UFRGS, dedicou-se ao canto lírico a partir de 1983, na Hochschule für Musik und darstellende Kunst Hamburg, na Alemanha.

Iniciou a carreira internacional em concertos na Filarmônica de Berlim, com o Berliner Kantatenensemble, e na Sala Giuseppe Verdi do Conservatório de Música de Milão, como solista da Orquestra da RAI. Sua formação vocal teve lugar em Hamburgo, Paris, Milão e Munique, e dentre seus mestres estão nomes como Ugo Ugaro, Eduardo Abumrad, Thomas Tipton e William Workmann, vencendo importantes concursos internacionais de Canto, tais como: Cagliari, na Itália, em 1988 (Primeiro Prêmio), e Rio de Janeiro, em 1991 (Primeiro Grande Prêmio).

Seus principais papéis operísticos foram: Cio-cio-san (Madama Butterfly), Manon (Manon Lescaut), Angelica (Suor Angelica), Liù (Turandot) e Tosca, de G. Puccini; Donna Anna (Don Giovanni), de W.A. Mozart; Aída e Elisabetta (Don Carlo), de G. Verdi; Ariadne (Ariadne auf Naxos), de R. Strauss; e Elisabeth (Tannhäuser) e Sieglinde (Die Walkürie), de R. Wagner.

No âmbito pedagógico, Laura de Souza ministrou inúmeros seminários intensivos para solistas, coristas e atores na Alemanha e no Brasil e manteve o compromisso com o desenvolvimento do estudo musical e vocal de jovens cantores líricos brasileiros, implantando e dirigindo projetos, como Lied em Cena e Ópera Jovem.

Nos últimos anos, a artista se dedicou especialmente ao repertório camerístico, ao lado de parceiros, como o pianista Antônio Vaz Lemes, e às aulas na Escola Municipal de Música de São Paulo.

SERVIÇO
“Recital para Laura de Souza”
Quando:
7 de agosto | Quarta-feira | 19h30
Onde:
Auditório da Igreja Pia Chaves Barcellos (Rua Dona Leonor, 360 – Rio Branco)
Ingressos:
R$50 – PIX: [email protected] ou dinheiro