Patrocinado pela Claro, o evento termina no dia 27 de abril de 2025 em Bagé
O Festival Internacional de Cinema da Fronteira chega a sua 16ª edição, recheado de atrações nas cidades de Bagé (RS), de 23 a 27 de abril, e Santana do Livramento (RS) e Rivera (Uruguai), nos dias 29 e 30. A programação é 100% gratuita e reúne mostras competitivas com filmes inéditos, homenagens, shows e atividades de formação. Para o encerramento em Bagé no domingo (27), a partir das 21h, o evento traz a Bagé a voz transgressora e plural da gaúcha Catto.
Cantora, compositora, produtora musical, instrumentista, designer e diretora audiovisual. Ao longo de seus 15 anos de carreira, Catto se tornou uma das mais completas e relevantes artistas de sua geração, acumulando indicações, prêmios e colaborações com grandes nomes da música. Nascida em Porto Alegre (RS), ela rapidamente ganhou destaque com seu EP de estreia “Saga” (2009). Hoje, sua música transita por gêneros como MPB, pop romântico e rock alternativo, sendo marcada por letras profundas e interpretações hipnotizantes.
Com uma discografia aclamada, que inclui os álbuns “Fôlego” (2011) e “CATTO” (2017), inúmeros registros ao vivo e colaborações com artistas como Marina Lima, Zélia Duncan e a banda Fresno, ela é considerada uma das figuras mais autênticas e inspiradoras da música nacional atualmente. Catto é ainda um ícone LGBTQIA+, sendo uma voz que transcende a música, desafiando as normas de gênero e celebrando a liberdade artística. Em 2024, um perfil publicado pela edição brasileira da Billboard exaltou sua vida e trajetória.
No Brasil, ela tocou em festivais como Rock in Rio, Primavera Sound, Turá e Rio Montreux Jazz Festival. Já no exterior, figurou nas programações de eventos e locais como Kalorama (Portugal), Cervantino (México), Psicotrópicos (Alemanha) e The Jazz Café (Inglaterra). Sua voz também já foi trilha sonora de novelas da Rede Globo, esteve em filmes – lhe rendendo um prêmio no Festival de Cinema de Gramado – e, mais recentemente, está em “Beleza Fatal” (2025), novela da Max, onde interpreta a faixa “Coração Radiante”.
Com “Belezas são Coisas Acesas por Dentro” (2023), disco em que celebra a obra e o espírito transgressor de Gal Costa, Catto reinventou sua imagem e conquistou plateias ao redor do Brasil e do mundo, somando mais de 70 shows ao longo de dois anos de turnê. Em 2025, Catto vai apresentar “Caminhos Selvagens”, seu primeiro trabalho autoral em oito anos. Totalmente escrito por ela, o quinto álbum de estúdio da sua carreira é também o seu segundo projeto como produtora musical, tarefa que ela divide com os amigos e colaboradores de longa data Fabio Pinczowski e Jojô Inácio.
O XVI Festival Internacional de Cinema da Fronteira tem patrocínio master da Claro. Financiamento: Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A produção é de Maristela Ribeiro Produções, realização da Associação Pró Santa Thereza e promoção da Prefeitura Municipal de Bagé através da Secretaria Municipal de Cultura. O evento tem apoio da Associação dos Amigos do Instituto Municipal de Belas Artes de Bagé (Amimba) e Instituto Italiano de Cultura de São Paulo e Consulado do Uruguai em Bagé. Apoio institucional do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Jornal Minuano e TV Câmara Bagé.
XVI Festival Internacional de Cinema da Fronteira
Quando: 23 a 27 abril de 2025 em Bagé (RS); 29 e 30 de abril de 2025 em Livramento (RS) e Rivera (Uruguai)
Links na bio do Instagram: @festivaldafronteira