Dez artistas gaúchos selecionados soltam a voz no dia 19 de agosto, às 20 horas. A entrada é gratuita e os ingressos já podem ser retirados pelo site do Theatro São Pedro
No dia 19 de agosto (terça-feira), a Aliança Francesa Porto Alegre (AFPOA) apresenta os dez finalistas da 18ª edição do Festival da canção francófona.
Camila Orsatto, Cecília Salatti, Camilo Alienado, Cris Todeschini, Júlia de Barros, Lígia Lazevi, Marcelo Astiazara, Maria Alice, Tito Roiss e Yago Helbig soltam a voz diante de um júri composto por Simone Rasslan (cantora e pianista), Loma (cantora, compositora, curadora e agente cultural), Paula Coutinho (jornalista e apresentadora do programa Estação Cultura/ TVE), Jacques Pétriment (ex-diretor da AFPOA) e Patrice Pauc (ex-diretor da AFPOA e atual adido de cooperação e ação cultural no consulado geral da França em São Paulo).
O grande vencedor será premiado com uma viagem para Paris e ingresso para o festival MaMa Music & Convention: um dos principais encontros da indústria musical na Europa, que acontecerá entre os dias 15 e 17 de outubro de 2025.
O Festival da canção foi criado em 2008 por iniciativa da Aliança Francesa Porto Alegre. Devido ao grande sucesso, o evento tornou-se uma referência em matéria de música contemporânea francesa e francófona no país e passou a acontecer em escala nacional. A novidade deste ano é que todas as canções interpretadas pelos candidatos são composições do século XXI. A AFPOA ofereceu uma preparação especial incluindo uma aula de pronúncia do francês e um ensaio gravado em estúdio com a banda oficial do festival.
SERVIÇO
Festival da canção Aliança Francesa Porto Alegre
Quando: 19 de agosto | Terça-feira | 20h
Onde: Teatro Simões Lopes Neto (Rua Riachuelo, 1089 – Centro Histórico)
Entrada franca com retirada de ingresso no site do Theatro São Pedro: https://www.theatrosaopedro.rs.gov.br/18o-festival-da-cancao-alianca-francesa
Realização: Aliança Francesa Porto Alegre e Ministério da Cultura
Patrocínio: Timac Agro
Apoio: Air France; MaMa Music & Convention; Chandon; Le Bistrot Gourmet
Financiamento: Governo Federal