Zona Cultural foi alvo de ladrões duas vezes em agosto

 Zona Cultural foi alvo de ladrões duas vezes em agosto

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp
Prejuízo é estimado em 20 mil reais para repor dois equipamentos de ar-condicionado e arcar com custos de instalação. Último ataque aconteceu no dia 31, domingo. Criminosos ainda vandalizaram a área externa do piso superior.
   Localizada em Porto Alegre, a Zona Cultural (Av. Alberto Bins, 900 — bairro Floresta) foi alvo de criminosos duas vezes no mês passado. O primeiro furto só foi percebido no último sábado, 30 de agosto, quando a equipe descobriu que os dois aparelhos de ar-condicionado haviam sido destruídos, apesar de estarem protegidos por grades de ferro. Os ladrões rasgaram a estrutura de lona, fixada na marquise do prédio, e conseguiram acessar o local onde estavam os equipamentos e, assim, subtraíram os componentes de cobre. No dia seguinte, domingo, 31, os assaltantes retornaram para levar o restante da estrutura de metal e ainda vandalizaram a área externa do piso superior. O caso foi notificado à Polícia Civil e o prejuízo é estimado em vinte mil reais.
  Totalmente gerenciado por artistas gaúchos, o espaço é alugado e não conta com nenhum tipo de patrocínio ou financiamento público ou privado para a manutenção do local. Todos os custos são bancados com a renda obtida com apresentações, oficinas e projetos desenvolvidos na sede.
   — Dá uma tristeza misturada com cansaço. Muita luta pra manter o básico, que inclui aluguel, IPTU, alarme, internet e limpeza. Só isso gera um custo fixo de oito mil reais por mês. É uma luta constante pra continuar com um espaço cultural independente em Porto Alegre. Além do enorme prejuízo, existe a sensação de insegurança, perigo e abandono — lamenta a diretora Patrícia Fagundes, coordenadora da Zona Cultural.
   Com o objetivo de repor um dos equipamentos de ar-condicionado, em caráter emergencial, a Zona Cultural deu início a uma campanha de doações.
   — Estamos sempre nos equilibrando no limite, não temos verba excedente para furtos e outros desastres. Para seguir, será necessário investir mais em segurança, como arame farpado e alarme externo. Desde o início, temos alarmes internos. Pela primeira vez, estamos abrindo o nosso Pix. Quem puder colaborar, agradecemos — explica Diego Nardi, sócio-gerente do centro cultural.
    O Pix para quem quiser contribuir é o 49.006.835/0001-48 (CNPJ da Zona Cultural). Outras informações podem ser obtidas pelas redes sociais (@zonaculturalpoa).
>> A ZONA CULTURAL
   Inaugurada em março de 2023, a Zona Cultural ocupa um prédio de dois andares com mais de quinhentos metros quadrados. É um lugar único de convívio e experiência artística em um espaço múltiplo com projetos criativos e pedagógicos que articulam diálogos sociais. A intensa programação oferece peças teatrais, performances, shows, eventos, cursos e oficinas, além de um bar — sempre aberto durante as atividades. Um endereço que recebe espetáculos locais e nacionais, além de integrar a agenda de importantes eventos da cidade, como os festivais Porto Alegre em CenaPorto Verão Alegre Palco Giratório SESC.