O evento acontece neste sábado, dia 18 de outubro, às 17h, no auditório do Instituto Ling, como parte da programação da MIAC – Mostra Internacional de Arte Contemporânea. A atividade é gratuita, com distribuição de senhas na recepção do centro cultural
O Instituto Ling recebe neste sábado, dia 18 de outubro, um dos destaques da edição O Tempo dos Corpos da MIAC – Mostra Internacional de Arte Contemporânea. Às 17h, a escritora Ana Maria Gonçalves, imortal da Academia Brasileira de Letras e autora de Um Defeito de Cor — uma das obras mais significativas da literatura contemporânea brasileira –, ministrará uma aula magna aberta ao público, no palco do auditório do centro cultural. A atividade é gratuita, com distribuição de senhas a partir de 30 minutos antes do evento na recepção do local. Os lugares são limitados.
No encontro, a escritora apresentará narrativas sob diferentes perspectivas sobre o tempo. Na sequência, o público será convidado a participar de um ritual de conexão, conduzido pelos pesquisadores Marisa Fonterrada e Raphael Arcanjo. Em diálogo com convidados e participantes do seminário, eles compartilharão sonoridades a partir de instrumentos diversos, encerrando o encontro em celebração coletiva.
Ana Maria Gonçalves tem sido uma voz essencial na construção de uma literatura que não se restringe a nichos, mas que disputa ativamente a narrativa oficial da história do Brasil. Sua trajetória comprova que a literatura negra transcende limites mercadológicos e interessa a todas as pessoas.
O projeto MIAC Ling – O Tempo dos Corpos conta com patrocínio da Crown Embalagens, apoio do Instituto Ling e produção da Canard. É realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal, por meio da Lei Rouanet de incentivo a projetos culturais.
Serviço
Aula aberta com Ana Maria Gonçalves, seguida de um ritual de conexão, conduzido pelos pesquisadores Marisa Fonterrada e Raphael Arcanjo, dentro da programação da MIAC – O Tempo dos Corpos
Dia 18 de outubro, sábado, às 17h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Gratuito, com distribuição de senhas a partir de 30 minutos antes do evento na recepção do centro cultural
Os lugares são limitados
Sobre Fernando Zugno, idealizador e diretor da MIAC
Fernando Zugno teve formação em teatro pelo TEPA, Teatro Escola de Porto Alegre com os professores Luiz Paulo Vasconcellos, Zé Adão Barbosa e Daniela Carmona. Se formou em jornalismo na PUCRS, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Em 2006 começou a trabalhar com o diretor de teatro Luciano Alabarse no Porto Alegre em Cena quando assessorou a companhia Tanztheater Wuppertal – Pina Bausch. Fernando fez parte da equipe do Porto Alegre em Cena até 2021, estando a frente do festival como diretor geral nos últimos 6 anos. Em fevereiro de 2008 esteve pela primeira vez na cidade de Wuppertal, na Alemanha, acompanhando a companhia de Pina Bausch na criação do espetáculo “Sweet Mambo” criado pela emblemática coreógrafa. Há mais de 10 anos participa de feiras, mercados e festivais como programador para conhecer a produção artística contemporânea dos principais festivais do setor. Em 2010 começou a colaborar com a programação do Porto Alegre em Cena e a participar dos principais festivais de performances no Brasil e exterior como Festival d’Avignon, Festival Internacional de Edimburgo, Santiago a mil, Festival de Outono de Paris, Theater Treffen em Berlim, Alkantara Festival, Grec em Barcelona, Festiva Internacional de Buenos Aires na Argentina, Push Festival em Vancouver, MITsp, Cena Contemporânea em Brasília. Zugno vem sendo convidado para falar sobre curadoria, programação e cultura em seminários e convenções de arte em alguns desses festivais e instituições como a última edição do PuSh Festival, o simpósio Synergize! organizado pelo departamento internacional de cultura de NRW, na Alemanha, seminário de internacionalização de artes cênicas da MITsp, do programa Focus organizado pelo Instituto Francês em Paris. Em 2020 foi agraciado com o prêmio Eva Sopher pela sua contribuição com a cultura da cidade de Porto Alegre.
Canais oficiais da mostra
Instagram @miacbrasil Facebook: Miac Brasil
Twitter: @miacbrasil
TikTok: miacbrasil
Site https://www.miacbrasil.com/
Informações úteis sobre o Instituto Ling
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]
Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 30 vagas.
Bicicletários: há bicicletários gratuitos localizados dentro do estacionamento, com 16 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para garantir conforto, segurança e autonomia, contando com acessibilidade física em todos seus ambientes e com uma equipe orientada para atender pessoas com deficiência. O centro cultural também disponibiliza conteúdos digitais com audiodescrição e tradução para Libras, contendo informações sobre o seu acervo permanente e projeto arquitetônico. A instituição ainda oferece medidas de acessibilidade para pessoas com deficiências em suas programações culturais e visitas mediadas, mediante solicitação prévia pelo e-mail [email protected] ou pelo whatsApp e telefone (51) 3533-5700.
Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling há 30 anos, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde a fundação auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, em 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. Por ocasião das enchentes em maio de 2024, o Instituto Ling lançou o Reconstrói RS, iniciativa em parceria com Federasul e Instituto Cultural Floresta que apoia obras de reconstrução e ações para a retomada da economia nas comunidades atingidas.
A família Ling, mantenedora do instituto, é proprietária da holding company Évora. Presente em 11 países, o grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e embalagens plásticas.