Com regência e direção artística do maestro Antônio Carlos Borges-Cunha e participação de 50 alunos e professores, o projeto que está em turnê pelo Rio Grande Sul ainda passará por Faxinal do Soturno, Silveira Martins e Restinga Sêca com concertos gratuitos
Em circulação pelo Rio Grande do Sul desde o fim de novembro, a Orquestra Jovem Recanto Maestro (OJRM) realiza as últimas apresentações da sua turnê com concertos gratuitos dia 10 de dezembro, terça-feira, às 9h, na Paróquia São Roque, em Faxinal do Soturno; dia 11, quarta-feira, às 19h, na Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Silveira Martins; e dia 12, quinta-feira, às 9h, no Centro de Eventos Municipal, em Restinga Sêca. O projeto, patrocinado pelo Banrisul, tem levado música sinfônica a locais em que esse tipo de formação nunca ou raramente chega, em apresentações com 50 alunos e professores regidos pelo maestro e coordenador pedagógico Antônio Carlos Borges-Cunha.
Nos locais por onde a turnê tem passado, são realizados concertos didáticos que procuram conectar as pessoas através da experiência musical em conjunto e aproximar o público da música orquestral. As apresentações contam com programa que une obras do repertório sinfônico clássico com peças que exploram ritmos gaúchos e latino-americanos, como obras do compositor argentino Alberto Ginastera, do brasileiro Oscar Lorenzo Fernández, uma suíte de Vagner Cunha composta especialmente para a Orquestra Jovem Recanto Maestro, além de temas do compositor romântico alemão Carl Maria von Weber e do austríaco Franz Schubert. Os concertos ainda contam com breves comentários sobre como funciona uma orquestra e a função de cada instrumento, de forma leve e descontraída.
Criada em 2015 com o objetivo de promover a formação integral dos seres humanos através da música, a Orquestra Jovem Recanto Maestro foi concebida com o propósito de “tocar para ser”, oportunizando, através do exercício da orquestra, que jovens e crianças se transformem em sujeitos com autonomia e identidade. Atualmente, a iniciativa conta com 347 alunos distribuídos entre as turmas de musicalização, iniciação do instrumento, orquestra infantil e orquestra jovem. Os municípios escolhidos para receber a turnê – que também já passou por São João do Polêsine, Santa Maria, Agudo e Recanto Maestro – são os mesmos onde a OJRM atua com núcleos que oferecem aulas gratuitas de musicalização e de instrumentos como violino, viola, violoncelo, contrabaixo, trompete, trompa, trombone, percussão, oboé, clarinete, fagote e flauta transversal, que são emprestados aos alunos para que eles possam se dedicar à prática.
As apresentações gratuitas pelo Estado com essa formação sinfônica só foram possíveis graças ao Banrisul, patrocinador da turnê através do edital Programa Banrisul de Patrocínios – Edição Cultural Reconstruir RS. A turnê ainda conta com patrocínio das empresas Calçados Beira Rio e Meta, apoio da Fundação Antonio Meneghetti e da Antonio Meneghetti Faculdade e execução da Associação OntoArte.
SERVIÇO
Banrisul apresenta Orquestra Jovem Recanto Maestro – Turnê RS 2024
Dia 28 de novembro, quinta-feira, às 9h, na Igreja Matriz São João Batista, em São João do Polêsine
Dia 29 de novembro, sexta-feira, às 20h, no Centro de Convenções da UFSM, em Santa Maria
Dia 3 de dezembro, terça-feira, às 20h, na Sociedade Esportiva Centenário, em Agudo
Dia 7 de dezembro, sábado, às 19h30, no Palco Bell’Anima, no Recanto Maestro
Dia 10 de dezembro, terça-feira, às 9h, na Paróquia São Roque, em Faxinal do Soturno
Dia 11 de dezembro, quarta-feira, às 19h, na Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Silveira Martins
Dia 12 de dezembro, quinta-feira, às 9h, no Centro de Eventos Municipal, em Restinga Sêca
Direção artística do maestro Antônio Carlos Borges-Cunha
Entrada franca
A Turnê RS 2024 é apresentada e patrocinada pelo Banrisul, tem ainda patrocínio das empresas Calçados Beira Rio e Meta, apoio da Fundação Antonio Meneghetti e da Antonio Meneghetti Faculdade e execução da Associação OntoArte. A Orquestra Jovem Recanto Maestro é promovida pela Fundação Antonio Meneghetti, realizada pela Associação OntoArte, tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, da Antonio Meneghetti Faculdade e das prefeituras de todas as cidades atendidas.