De arquitetura elegante e urbanismo de curvas sensuais o Verano é um refúgio no Litoral Norte Gaúcho

De arquitetura elegante e urbanismo de curvas sensuais o Verano é um refúgio no Litoral Norte Gaúcho

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Com inspiração na hotelaria de luxo, o empreendimento, que tem à frente a DeMello Incorporações e a ECL Participações, chega a Xangri-Lá

Idealizado como um refúgio com clima de férias para ser desfrutado em qualquer estação, o empreendimento de lotes de alto padrão teve como inspiração os resorts boutique – focados na experiência do hóspede, criando um ambiente exclusivo – por esses serem lugares onde as pessoas querem estar, curtindo o verão, as férias e tantos outros momentos durante o ano todo. E de uma forma reeditada, o Grupo Sólido, que assina os projetos arquitetônico, urbanístico e paisagístico do Verano, trouxe o conceito para o empreendimento.

Projeto arquitetônico – Primando por uma arquitetura de estilo contemporâneo, que se perpetua ao longo do tempo, as linhas retas e finas impressionam pela imponência, conferindo, ao mesmo tempo, suavidade e leveza ao design. “A utilização de materiais atemporais nas estruturas comuns do empreendimento, como madeira, concreto, vidro e pedras, compõem-se com este ambiente, passando, assim, uma sensação de aconchego”, comenta o arquiteto Juliano Souto, sócio-diretor do Grupo Sólido. Outra característica da área condominial é que ela se abre para um grande lago, e, com isso, os moradores terão um visual muito amplo da completa infraestrutura prevista para o Verano, que também conta com a vista da serra ao fundo.

Projeto urbanístico – Neste quesito, a evidência ficará por conta das linhas supersinuosas, aproveitando as curvaturas naturais do terreno, criando quase uma ilha central com alguns lotes, e abundante volume d’água no entorno. O foco estará ainda na privacidade e qualidade para o pátio do fundo das residências. “Aqui, estamos falando tanto dos lotes à beira-lago, que têm a ambiência da água, como dos terrenos secos, onde o ponto será a área verde, com vivência da grama e da piscina, aproveitando a ausência de vizinhos de fundos, pois não se tem lote fundo lote”, explica o arquiteto.

Projeto paisagístico – Já no que tange ao paisagismo do Verano, a ideia foi criar um ambiente natural voltado à tropicalidade. “Usaremos palmeiras, oliveiras e outras árvores com grandes folhas posicionadas de maneira a parecer que sempre estiveram no espaço”, destaca Juliano Souto. Assim, também fará parte desta atmosfera, a composição de diferentes alturas e desalinhamento dos troncos desta vegetação, conferindo a sensação de ambiente natural.

E, conforme salienta o arquiteto, outros cenários também serão desenvolvidos ao redor do empreendimento, inclusive com o plantio de árvores frutíferas, que é algo que tem acontecido cada vez mais nos condomínios da praia. “Pensamos em trazer essa vivência de casa, de pegar a fruta no pé, já que em muitos casos as pessoas querem muito ter esta experiência na segunda moradia”, evidencia.

Empreendimento – Com localização privilegiada na praia de Xangri-Lá/RS, o Verano está a menos de 5 minutos do mar, e tem previsão de início das obras para abril de 2025. Conta com área total de 206.148 m² e residencial de 108.726 m², possuindo 360 lotes, que vão de de 250 m² a 589 m². Sua infraestrutura robusta integra quadras de tênis, padel, beach tennis, poliesportiva, futebol, pet place, playground e espaço crossfit. Além de um Club House com bar e restaurante, salão de festas, espaço gourmet, brinquedoteca, sala de massagem, academia, piscinas térmica, externa e kids, sauna e prainha particular.

Segundo salienta o gerente-executivo da DeMello, José Pedro Gomes, Xangri-Lá, conhecida nacionalmente como “a capital dos condomínios”, tem o Verano como o primeiro pré-lançamento do município nesta temporada de verão. “A completa infraestrutura de uso comum é o destaque deste empreendimento de alto padrão, conferindo um clima de férias para ser aproveitado pelos moradores durante o ano todo”, evidencia.

Imagens em perspectiva: ©VISTA