Apresentação de Vanessa da Mata acontece dia 13 de dezembro no Parque Moinhos de Vento

Apresentação de Vanessa da Mata acontece dia 13 de dezembro no Parque Moinhos de Vento

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

A temporada de natal está aberta e com ela vem o anúncio do tradicional Concerto Comunitário Zaffari de Natal. Em 2025 a majestosa apresentação acontece no dia 13 de dezembro, às 20h, no Parque Moinhos de Vento e celebra o espírito natalino com convidados especialíssimos.

O espetáculo, capaz de iluminar a capital gaúcha com emoção, beleza e música de altíssima qualidade, tem regência e direção musical do maestro Evandro Matté e direção cênica de Elias da Rosa. O acesso é gratuito.

Nesta edição nomes importantes da cena artística nacional e local irão abrilhantar a apresentação da Orquestra Theatro São Pedro. Entre os destaques estão as sopranos Carla Maffioletti e Diana Danieli, além da participação especial do Ballet Vera Bublitz, do Coro de Câmara da PUCRS e do Coral da UFRGS. O espetáculo também contará com uma atração nacional; a cantora Vanessa da Mata, que interpretará alguns de seus maiores sucessos acompanhada pela orquestra, trazendo ao concerto uma fusão única entre a música erudita e a música popular brasileira.

No programa, o público poderá apreciar obras de Beethoven, Handel, Puccini e Rossini, músicas natalinas, além de arranjos sinfônicos especialmente preparados para as canções de Vanessa da Mata, em uma noite que promete emocionar e reunir centenas de pessoas em uma celebração cultural aberta à comunidade.

O evento reforça o compromisso dos CONCERTOS COMUNITÁRIOS ZAFFARI em democratizar o acesso à música de concerto e promover experiências artísticas de excelência em espaços públicos.

Sobre Vanessa Da Mata
A cantora e compositora carrega a inquietude e a exuberância dentro de si, traços de uma artista de múltiplos talentos, lapidados desde muito jovem. Com mais de 20 anos de carreira, a mato-grossense de Alto Garças é dona de uma personalidade forte e cativante. Ela não se furta a expor questões sensíveis que habitam o seu universo. Vanessa trata com franqueza e afetividade os temas que movimentam sua vida e obra: o pós-feminismo, a maternidade – ela é mãe de três filhos –, paixões e desencontros amorosos, a negritude e a luta por uma sociedade menos desigual.

Em 2024, Vanessa comemorou 20 anos de carreira rodando o país e o exterior com a turnê do seu álbum mais recente, “Vem Doce”, com direção de Jorge Farjalla. Sucesso de público e crítica, o disco foi indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor álbum de música popular brasileira.

Sobre a Orquestra Theatro São Pedro / POA
Comemorando 40 anos de atividades em 2025, a OTSP segue com o compromisso de honrar tudo o que representa o Theatro São Pedro. Nessas quatro décadas de atuação, ampliou seu repertório e formação, e consolidou-se como um dos principais grupos brasileiros em atividade continuada. Tem contribuído de maneira peculiar para a cultura, unindo o repertório da música de concerto com música popular brasileira e diversos outros ritmos. Entre os destaques da atuação estão três turnês internacionais – Costa Rica (1992), Estados Unidos (1993) e Alemanha (1995). Além dos concertos oficiais, que este acontecem no recém inaugurado Teatro Simões Lopes Neto/ Multipalco Eva Sopher, a OTSP tem as séries Concertos Didáticos Banrisul e Concertos Comunitários Zaffari, sob direção artística do maestro Evandro Matté. A instituição atua ainda com o projeto social Orquestra Jovem Theatro São Pedro.

Sobre o maestro Evandro Matté 

Regente e diretor artístico da Orquestra Theatro São Pedro (OTSP – POA), do Festival Internacional SESC de Música e dos Concertos Comunitários Zaffari. Graduado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fez especializações na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA). Desde 2005, vem atuando como maestro frente a orquestras no Brasil, Áustria, Argentina, Uruguai, República Tcheca, Croácia, Itália, China, Chile, Alemanha, México, Espanha, Polônia, Portugal e EUA. Foi

diretor artístico e maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) por uma década e vencedor do prêmio Líderes e Vencedores da FEDERASUL. Foi docente da Universidade de Passo Fundo (UPF) e da graduação em Gestão Cultural na Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), onde foi coordenador do curso de Especialização em Gestão Cultural e fundador e coordenador do projeto social Vida com Arte. É pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Por sua contribuição cultural ao

desenvolvimento das artes francesas no Brasil, em 2019 foi condecorado pelo Ministère de la Culture da França com a insígnia de Chevalier de l´Ordre des Arts et des Lettres.

Sobre Diana Danieli 

A mezzo-soprano apresentou-se como solista em importantes salas de concerto do Brasil, Estados Unidos e Europa, incluindo a  Sala Cecília Meireles (Rio de Janeiro), Carnegie Hall (Nova Iorque), e Musikverein (Viena). Participou do London Handel Festival (Londres), cantando Cleofe em “La Resurrezione”, sob regência de Adrian Butterfield. Atuou em várias produções de ópera no Teatro Guaíra (Curitiba), cantando Zerlina em “Don Giovanni” e Flora em “La Traviata” com o maestro Alessandro Sangiorgi. Recentemente, foi La Speranza em “San Filippo Neri”, e Cain em “Cain” de Scarlatti, na Capela Santa Maria (Curitiba). Foi integrante e solista da Camerata Antiqua de Curitiba de 2022 a 2024. Bacharel pelo Boston Conservatory, e pós-graduada em Canto Lírico pela Mannes College (NY) e Royal College of Music (Londres).

Sobre Carla Maffioletti 

Considerada uma das principais artistas brasileiras de renome internacional, soprano com apresentações como solista ao lado do violinista André Rieu em turnês internacionais, além de diversos CDs e DVDs gravados em palcos emblemáticos, como o Radio City Hall em Nova York, o Forum em Tóquio, o Walt Disney Hall em Los Angeles, a Arena O2 em Londres, o Palácio de Schönbrunn em Viena e a Praça Vrijthof em Maastricht, e no Estádio Ibirapuera em São Paulo, entre outros. Nos palcos operísticos, integrou o elenco do Lucerner Theater, na Suíça, e do Stadttheater Gießen, na Alemanha, onde interpretou mais de 30 papéis como soprano coloratura, incluindo Rainha da Noite, Olympia, Zerbinetta, Musetta, Condessa de Boissy, Ms. Wordsworth, Hèro, Valencienne, Condessa de Folleville, Joanna (em Sweeney Todd), Scintilla (Satiricon), entre outros.

SERVIÇO

Ministério da Cultura e Grupo Zaffari apresentam: Concertos Comunitários Zaffari de Natal

Data: 13 de dezembro de 2025

Horário: 20h

Local: Parque Moinhos de Vento

Classificação: Livre
Entrada Franca
Lei Federal de Incentivo à Cultura

Patrocínio: Grupo Zaffari e Itaú Unibanco

Produção cultural: Opus Entretenimento

Realização: Instituto Orquestra Theatro São Pedro, Ministério da Cultura, Governo Federal – do lado do povo brasileiro