Quatro atitudes dos profissionais que fazem a diferença

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Em minha carreira como empresário e consultor, tenho deparado cada vez mais com uma realidade: pessoas são contratadas por currículos maravilhosos e demitidas por falta de atitude. Eu não tenho nenhum receio em afirmar que nos dias de hoje a atitude é o componente mais importante para o sucesso. Na verdade, a vida das pessoas não muda quando elas mudam de emprego, a vida das pessoas muda quando elas trocam suas atitudes.

Para esse artigo, separei 04 atitudes das pessoas que fazem a diferença. Procure encontrar pelo mínimo uma para você evoluir e se foque em fazer dela um hábito em sua vida.

ATITUDE 1 – Tenha foco

Ninguém consegue trabalhar com excelência se toda hora alguém da família liga, se aparece aquele colega que adora contar sua vida e você desperdiça tempo, se passa o dia pensando em seus problemas pessoais que não serão resolvidos no horário do expediente.Concentre sua mente em apenas uma coisa: fazer seu trabalho de uma forma tão competente que na sua empresa você vire uma referência, o exemplo a ser seguido. Digo que o foco vale no trabalho e no lar. Quando estiver no trabalho, deixe um pouco de lado as questões pessoais e se concentre em fazer o seu melhor. Quando estiver em casa, esqueça do trabalho e curta sua família, tendo seus momentos de lazer. O importante é manter o foco aonde você está agora!

 

ATITUDE 2 – Tenha prazer em servir

Não importa com o que você trabalhe, quem determina seu valor profissional são as pessoas que você serve. Ofereça sempre seu melhor, tenha prazer em ajudar seus colegas porque serão eles que poderão promover você se admirarem sua pessoa. Sorria muito, trate as pessoas pelo nome, seja extremamente cortês e educado. Interesse-se sinceramente pelos outros e você verá como sua vida vai melhorar. Na verdade, o desafio passa por você entender de gente, em ser uma daquelas pessoas que a gente se sente bem quando está perto dela, algo que chamo de personalidade agradável. Quem serve aos outros não pelo valor monetário que irá receber mas porque isso os faz sentir melhor e mais gratificados são pessoas que estão muitos passos à frente.

 

ATITUDE 3 – Seja otimista

Quem trabalha com alegria colhe resultados extraordinários. Se afaste das más notícias, se afaste das pessoas negativas e pessimistas, elas não têm nada para agregar na sua vida.Pessoas otimistas não apenas são mais exitosas, elas vivem mais. Blinde seu cérebro contra más notícias, se informe mas não se torne um expectador do sofrimento da humanidade. Só diga coisas que façam os outros se sentirem melhor. Não, você não leu errado: se o que você vai falar vai trazer tristeza aos outros, por que falar? Seja um mensageiro da felicidade, a pessoa que vê o lado bom em tudo, uma pessoa que irradia energias positivas e você descobrirá o que significa a expressão “o universo conspira a favor”.

 

ATITUDE 4 – Faça o seu melhor HOJE, não economize

Lembre-se que seu sucesso depende de trabalhar o dia de hoje com excelência, ou seja, fazer o seu melhor agora e não no futuro. Se você trabalha hoje em uma empresa, trabalhe com amor, experimente seu máximo, não se economize. Existe uma lei da vida que é muito simples: se você trabalha bem hoje, para alguém levar você só pagando bem mais. Alguns me dizem que farão seu melhor quando tiverem um salário maior, quando forem promovidos ou quando abrirem sua empresa, mas esse dia geralmente só chega para quem aprende a amar o que faz hoje e faz com maestria. Ninguém contrata pessoas desmotivas. Acredite em minha experiência: tem sempre alguém olhando quem trabalha com dedicação.

Bem, você tem aí quatro atitudes. Olhe bem para elas e responda só para você: qual delas oferece uma oportunidade para o seu aprimoramento?

Um grande abraço e muito sucesso!

Leave a Reply