Vestir a camisa da empresa?

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Conseguir uma equipe verdadeiramente comprometida parece ser um dos maiores desafios das organizações em todo o mundo. Na verdade, pesquisas mostram que pouco mais de 20% das pessoas que trabalham se sentem verdadeiramente engajadas e dispostas a usar toda a sua competência em prol da empresa aonde atuam.

Faça anualmente centenas de palestras para gestores e muitos ainda me procuram e fazem a seguinte pergunta: “Eduardo, o que posso fazer para que meus colaboradores vistam a camiseta da empresa?” Parece ser uma pergunta extremamente complexa mas minha resposta tem, em geral, surpreendido esses gestores.

Tenho ido para um caminho diferente… Digo para eles: “esqueça desse papo de fazer as pessoas vestirem a camiseta da empresa em que trabalham, isso é conversa do século passado.Peça, isso sim, para as pessoas vestirem a camiseta de seus sonhos, de seus projetos de vida, do que querem oferecer para sua família e usarem a empresa em que trabalham para tornar realidade esses sonhos”.

A maior fonte de inspiração de um ser humano para o uso de sua plenitude profissional é, sem dúvida alguma, suas pretensões de vida. Pedir o melhor em prol da empresa parece estar de acordo com a lógica que reinou por muitos anos quando as pessoas tinham um grande medo de perderem seus empregos, mas o mundo mudou…Temos uma nova geração trabalhando, uma geração que não tem medo de trocar de emprego se aquele lugar não lhe trouxer satisfação profissional e a possibilidade de realizar seus maiores projetos.

Por isso, motive as pessoas pelas razões delas e não pelas da empresa, esse é um grande caminho. Motive cada um por suas próprias razões…Pode ser pelo carro que ela quer comprar, pelo sonho de terminar sua faculdade, pelo desejo de comprar seu apartamento, pelo projeto de fazer um pós, pela viagem tão sonhada, por poder pagar uma boa escola para seus filhos, por ter uma poupança para um momento difícil, por poder ter um bom plano de saúde. Esses são os verdadeiros sonhos que movem as pessoas e as boas empresas são justamente aquelas que permitem às pessoas tornarem realidade tudo isso.

Pense nisso: se você é um empreendedor, seu desafio consiste em criar uma empresa na qual as pessoas possam chegar mais perto de tornar realidade seus projetos de vida através de seu empenho e dedicação. Essa é a verdadeira fonte da motivação e do engajamento.

Eduardo Tevah é um dos mais consagrados palestrantes do Brasil. Acompanhe suas mensagem no facebook no perfil Eduardo Tevah Figura Pública.

 

Leave a Reply