Projeto gratuito aproxima crianças e adolescentes da música clássica

Projeto gratuito aproxima crianças e adolescentes da música clássica

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

De março a novembro deste ano, o centro cultural promoverá uma série de concertos didáticos orientados pelo maestro Telmo Jaconi e a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, indicados para públicos de 10 a 17 anos. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de março, sem custo

 

O Instituto Ling, entidade com sede em Porto Alegre que promove o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade brasileira por meio de educação, saúde e cultura, está lançando um novo projeto de formação musical: os Concertos Ling para a Juventude. De março a novembro deste ano, o centro cultural promoverá uma série de concertos didáticos gratuitos de música clássica orientados pelo maestro Telmo Jaconi e a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul. A programação é indicada a crianças e adolescentes de 10 a 17 anos e contará com oito encontros, uma vez ao mês.

 

Durante as masterclasses, serão apresentados o contexto histórico, o processo criativo, a biografia e curiosidades da trajetória de grandes compositores e intérpretes da música clássica, através da projeção de conteúdo ilustrativo e da saudação musical realizada ao vivo pela Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul. As inscrições para participar são gratuitas e estão abertas até o dia 15 de março pelo site www.institutoling.org.br. As vagas são limitadas e serão preenchidas após a avaliação dos dados e das cartas de intenção enviadas na inscrição. Além dos lugares destinados ao público em geral, parte das vagas serão concedidas a alunos da rede pública escolar.

 

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e do Ministério da Cidadania / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas.

 

SERVIÇO

Concertos Ling para a Juventude
Concertos didáticos com o maestro Telmo Jaconi e a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul
Indicado para crianças e adolescentes de 10 a 17 anos
Inscrições gratuitas até o dia 15 de março pelo site www.institutoling.org.br

 

Datas das masterclasses

24 de março, às 14h30
28 de abril, às 14h30
26 de maio, às 14h30
30 de junho, às 14h30
25 de agosto, às 14h30
29 de setembro, às 14h30
24 de outubro, às 14h30
17 de novembro, às 14h30

Sobre os ministrantes

A Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul foi criada em 2009, seguindo uma tendência internacional de criação de orquestras jovens na América Latina. O projeto tem foco na formação musical de excelência e é voltado prioritariamente para o atendimento de crianças e adolescentes de famílias de baixa renda e integrantes da rede escolar, com idades entre 10 e 24 anos.

Telmo Paulo Jaconi é natural da cidade de Montenegro, mas cresceu em Porto Alegre, onde começou a fazer aula de violino aos oito anos. Aos 14, foi o mais jovem músico a ser admitido pela Ospa, onde permaneceu por mais de quatro décadas. Estudou na Academia de Música de Viena, na Áustria, é bacharel em música pela UFRGS e atuou como solista em orquestras brasileiras e do exterior. Desde sua criação, a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul está sob seu comando artístico.

Informações úteis

institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Posts Relacionados

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: