Dez dicas e alertas sobre o uso e o manejo de produtos que auxiliam no combate ao Coronavírus  

Dez dicas e alertas sobre o uso e o manejo de produtos que auxiliam no combate ao Coronavírus  

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

De acordo com a dermatologista Ana Paula Caramori, higienizar bem a pele e as mãos é sempre importante e, neste período de epidemia, se faz imperativo

 

A corrida para proteger-se do novo Coronavírus, principalmente, após a pandemia decretada, faz com que muitas informações sobre o assunto – nem todas verdadeiras – circulem nas redes sociais. Mas afinal, quais os produtos que podemos usar na pele e nas mãos capazes de eliminar o vírus? De acordo com a médica dermatologista Ana Paula Caramori, o método mais eficaz para diminuir a transmissão do Coronavírus, é o uso de água e sabão ou álcool gel. De acordo com a médica gaúcha, higienizar bem as mãos é sempre importante e, neste período de epidemia, se faz imperativo. “A nossa pele, através de nossas mãos, pode trazer os microorganismos presentes nas superfícies, para o nosso rosto e mucosas”. Sobre os produtos, que entram em contato com a pele, capazes de eliminar o vírus, a dermatologista traz dicas e alguns alertas.

 

▶  O que usar? Água com sabonete ou preparações alcoólicas?

 

A higienização das mãos com preparações alcoólicas e com água e sabão são igualmente eficazes. Quando as mãos estiverem visivelmente sujas, água e sabão deverão ser utilizados.

 

▶  Que tipo de álcool usar?

 

As preparações alcoólicas (gel ou solução) são as mais indicadas, pois possuem emolientes e concentração média de 70% de álcool, o que é ideal para a ação bactericida.

 

▶  E o álcool comum?

 

Borrifar álcool comum na pele não é uma boa idéia! Isso não é recomendado, pois pode causar irritação e microfissuras, facilitando a colonização de vírus e bactérias.

 

▶  O silicone diminui a eficácia do álcool gel?

 

Não. O silicone – ou outros emolientes – diminuem o potencial de irritação da pele e não afetam a eficácia, desde que a concentração de álcool seja de 70%.

 

▶  Qual sabonete usar? Comum ou bactericida?

 

Use o sabonete líquido comum. Não há evidência científica de que os sabonetes antissépticos sejam mais eficazes, para evitar a transmissão de doenças, em nível de saúde pública.

 

▶  Qual a quantidade certa de produto?

 

Depende do tipo de solução usada e do tamanho da mão. Em geral, 2 ml do produto são suficientes. É importante que o produto contemple toda a superfície das mãos e que elas estejam úmidas no final do processo (no caso do álcool-gel).

 

▶  E como higienizar de forma eficiente?

 

Não basta passar rapidamente o sabonete ou espalhar um pouco de álcool-gel pelas mãos.

 

▶  Por quanto tempo devemos ficar higienizando?

 

Com preparações alcoólicas (gel ou solução) 20-30 segundos. Com água e sabonete: 40 a 60 segundos. Lembre-se! É fundamental lavar em cima das palmas da mão e entre os dedos.

 

▶  E as unhas também devem ser higienizadas?

 

Sim, é fundamental! Ao higienizar suas mãos, sempre busque também friccionar as pontas dos dedos na palma da mão, para que as unhas também fiquem bem higienizadas.

 

▶  Quais são os erros mais comuns?

 

Muitas pessoas se esquecem de retirar joias, como anéis, antes de iniciar a limpeza das mãos. Sob esses objetos, frequentemente, acumulam-se microorganismos.

 

▶ Sugestão de fonte e Sobre a Dermatologista Ana Paula Caramori Dra. Ana Paula Caramori atua na Clínica de Dermatologia Ana Paula Caramori, em Porto Alegre. Formada em Medicina pela UFRGS, fez sua Residência em Medicina Interna pelo Hospital Conceição e Residência em Dermatologia pelo Hospital Santa Casa de Porto Alegre. Posteriormente, especializou-se em doenças dos cabelos e cosmiatria pela Universidade de Minnessota e em doenças dos cabelos pela Universidade de Miami, ambasnos EUA. É professora do Ambulatório de Cabelos do Hospital São Lucas da PUC. E membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia, da American Hair Research Society. É integrante do corpo clínico do Hospital Moinhos de Vento. Serviço  Clínica Dermatologia Ana Paula Caramori – Endereço Trend 24 Offices R. 24 de Outubro, 1440 / 1103 – Auxiliadora, Porto Alegre – RS / (51) 3222-9090. No Facebook Ana Paula Caramori e no Instagram @anapaulacaramori

Posts Relacionados

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: